quinta-feira, julho 9

Neco voltou!

Em 1998, no rip, no auge da forma, ele venceu na praia do Francês, no Ceará e em Floripa, na Mole, as duas etapas do WQS bancadas pela Maresia. Naquela oportunidade nem precisou ir até o Havaí pois garantiu de forma antecipada a sua vaga para no ano seguinte figurar entre os melhores no WCT.

Hoje, após dez anos, recuperado de uma contusão que o afastou das competições por uma temporada tenta o seu retorno. Agora mais calmo, longe dos excessos, Neco (foto arquivo) está de volta.

E foi pra mim e acredito que pra muita gente que esteve naquela tarde de quinta-feira na praia da Vila, uma imensa satisfação acompanhá-lo em ação num duro confronto contra o australiano Joel Parkinson (ouvi de alguns, comentários, que davam conta da vitória do catarinense).

Aquela bateria foi uma das melhores de todo o evento e chegou a levantar a torcida brasileira. Neco mostrou que está de volta. E mesmo com as suas loucuras e esquisitices é sim um ídolo do surfe no país.

Deu pra notar que Neco necessita variar mais suas manobras se quiser retornar aos top 44. Abusa da sua rasgada de front-side e de back, parece surfar somente a parte alta da onda. Carece de um botton mais forte e precisa utilizar as bordas (talvez a dificuldade esteja por utilizar pranchas extremamente largas e bordudas).

Não importa, Neco foi osso duro, um adversário a altura, e vendeu caro a sua derrota para um Joel Parkinson criativo, versátil e veloz naquelas cheias esquerdas. Bom saber que mesmo com todas essas deficiências o “Cabeção” de Balneário Camboriú pode sim brigar de igual com os gringos que mandam e desmandam no tour da ASP.

4 comentários:

renato sachs disse...

Cade o patrocínio????, é inadmissível que um dos nossos 03 melhores atletas, fora do WCT(Leo + Raoni)estejam sem patrocínio. Tem marca que não enxerga mesmo, bando de sangue suga. Se puderes da uma olhada a relação de salários e a choradeira dos atletas de ponta, no site da Stab.

Barbara Hanna disse...

é isso aí Mário Borges... o Neco não tá de brincadeira não... e eu como amante de surf..e da Tour... acompanhando a bateria dele e do Parko..me emocionei...aquilo ali foi lindo....só tinha tido bateria chata.....e veio Neco pra apimentar a manhã daquele dia...e mesmo que ele precise variar nas manobras... mas como você mesmo disse..."não importa"... ele jogou limpo...e foi uma enorme pedra no sapato do Top 1!
e ele ainda tem muito surf pr mostrar pra todo o mundo.


besos

Anônimo disse...

a praia do frances fica em alagoas

Maurio Borges disse...

Eu sei, pensei praia do Futuro e falei praia do Francês durante a transmissão. É tudo muito rápido, muita informação, muita gente falando, buzina (sirene) no ouvido, média, notas, bateria seguinte... As vezes acontece. fazê o quê? Quem tá na chuva é pra se queimar...

Tavas ligadinho né, anônimo.
Amanhã e domingo, anota os erros e manda aqui nos comentários. Será um prazer!

MB