sexta-feira, novembro 30

Quinta quente...

Sou suspeito! Mas achei a festa dessa quinta-feira no El Divino Lounge muito bacana. Então, gostaria de agradecer a presença do público e também dos amigos e convidados que por lá passaram.

A festa patrocinada pela "Rusty" em comemoração aos 9 anos do "Boletim Nas Ondas da Pan" em parceria com a equipe "Oculto" reuniu cerca de 1200 pessoas e fechou o mês de novembro de maneira positiva com Jamie O’Brien na telona ao som de muito hip-hop. Confira algumas fotos dessa quinta-feira quente clicando aqui.

Outra dessa só no ano que vem...

quinta-feira, novembro 29

Garrett é nomeado na Austrália...

O ex-vocalista da banda Midnight Oil, Peter Garrett, foi nomeado ministro do Meio Ambiente da Austrália pelo primeiro-ministro eleito Kevin Rudd, do Partido Trabalhista, que derrotou o conservador John Howard na eleição de sábado. Garret também ficará responsável pela Cultura.

De acordo com o novo premiê, Garrett será responsável pela elaboração de programas a respeito das mudanças climáticas, incluindo projetos de energia solar, uso eficiente da água, entre outros.

A mudança climática se tornou um tema de campanha importante na Austrália e Rudd prometeu fazer do meio ambiente uma das prioridades de seu governo."Uma parte vital da agenda dos trabalhistas para o futuro é a mudança climática, a água e o meio ambiente", disse em uma entrevista coletiva.

Garrett, de 54 anos, foi por 26 anos o vocalista do Midnight Oil, banda que fez muito sucesso no início dos anos 90. O grupo sempre foi conhecido por seu engajamento em temas contemporâneos, como as questões dos jovens carentes, os direitos da população aborígine e a proteção do meio ambiente.

Fonte: Site G1. Foi + 1 boa dica do Jefferson Lopes.

terça-feira, novembro 27

Brazilian Surf A Go-Go...

Dead Rocks, Surfadélica, Pata de Elefante, Autoramas, Los Piratas, Los Tornados, Frank Simata, Capitão Parafina e Os Haoles, Los Muertos Vivientes, Super Stereo Surf, Estrum’n’tal, Proa, Retrofoguetes, Pazuzus, Violentures, Monstros do Ula, Ula, Erik Von Zipper, e as catarinenses Cochabambas e Ambervisions.

E você aí, conhece algumas dessas bandas? Desculpem pela minha ignorância musical, mas nunca ouvi falar de nenhuma delas.

Pois elas fazem parte de uma coletânea intitulada “The Atack of the Tiki Waves” – Volume I – ou simplesmente “Brazilian Surf A-Go-Go”, lançada em vinil pela Groovie Records de Portugal, em parceria com os brasucas da gravadora Discos e Monstros Discos.

De acordo com o crítico musical Marcos Espíndola e sua coluna "Contra Capa" no Caderno de Variedades do Diário Catarinense, a amostragem é providencial e reúne as top 20 do gênero do Brasa. Eu dei uma "fuçada" por lá e gostei de ouvir o Super Stéreo Surf, uma guitarra que lembra, de longe, bem de longe, Dick Dale.

Para ouvir e adquirir: "Clique Aqui" e também "Aqui"...

segunda-feira, novembro 26

Vai lá rápido...

Nem vou ficar aqui falando...
Não perca mais o seu tempo. “Clique Agora” na mais nova edição da Blackwater e corra para as páginas 21 e 22. É o "Poto" que lhe dá boas vindas: Swell from Hell! Uma sequência pra lá de animal de esquerdas tubulares, pesadas, cascudas, ferozes, prá poucos, prá loucos... E o que dizer dos vídeos colados nas páginas então?
Teahupoo - 1º de novembro. Lindo! Lindo! Lindo! Olhando do canal...

Esses vão FREE...

Promessa é divida, já dizia um dito popular das antigas.
E o combinado nunca sai caro!

Saiu a lista dos 5, ou seriam 6, ou 7(?), surfnautas, agora sócios aqui do Alohapaziada, que irão curtir nessa quinta-feira no El Divino Lounge – na Beira Mar Norte, a "Festa dos 9 anos do Boletim Nas Ondas da Pan".

A festa que será bancada pela marca Rusty conta com a parceria do pessoal do Oculto, e está programada começar às 22h00, com coquetel para esses sete aí de baixo com seus amigo(a)s e mais cento e noventa e três convidados.

Entre um salgadinho e outro rola uma bebidinha, e também a apresentação do filme Freak Side com Jamie O’Brien.

Quem vai free na balada por ordem de chegada nos comentários: É só passar na JBay do Calçadão com a carteira de identidade - a partir dessa terça-feira.

1 - Felipe Bessen. (Tá sempre na área).
2 - Jefferson Lopes. (Esse é da Surfigueira. Tá liberado).
3 - Rafael Censi. (A banda dessa vez vai ficar sem ensaiar).
4 - Gabriele Bernardes. (Também vai, mesmo esquecendo o email).
5 - Beda Batista. (Tenho minhas dúvidas de que ele vem da Zimba).
6 - Eduardo Luis. (Virou sócio depois do filme da Quiksilver no CIC).
7 - Samuel Muller. (Teve mais sorte que juízo. Sobrou uma marola).

Dia 29 – El Divino Lounge – Beira Mar Norte
Patrocínio Exclusivo: Rusty

domingo, novembro 25

+ uma balada nessa quinta...

O Boletim "Nas Ondas da Pan" que apresento diariamente pela rádio Jovem Pan Fm completou no último dia 1º de novembro, 9 anos no ar. E novembro foi um mês e tanto: Embalado pela cobertura das etapas do circuito mundial conferi o WQS de Itamambuca vencido pelo Mineirinho e o WCT na Vila, com a definição do título mundial. Foram vários flashes ao vivo, direto do front, com resultados e entrevistas exclusivas.

Pelo blogue “Surfe na Pan” criamos uma promoção inédita em se tratando de blogues. Foi organizado sorteio de prêmios, inclusive uma prancha Victor Vasconcelos, roupa de borracha e kit com produtos da Billabong, Rip Curl e Quiksilver. A promoção que perguntava: Quem leva a etapa do WCT no Brasil?, contou com a participação de aproximadamente 500 surfanutas.

Paralelo ao WCT foi lançado no cinema do CIC com um público espetacular o filme Mixed Tape, nova produção da Reef. Além da apresentação em duas sessões, a galera ainda curtiu no Café Matisse uns comes e bebes na faixa com dj convidado animando a noite.

Já na semana passada, dessa vez em parceria com a Quiksilver aconteceu o lançamento nacional – Floripa foi a primeira capital a conferir o mais premiado filme do ano: Young Guns III. Cerca de duzentos convidados acompanharam a estréia e ainda curtiram um boca livre até altas horas.

Agora, pra fechar bem o mês de novembro, dia 29, próxima quinta-feira, no El Divino Lounge na Beiramar Norte, preparamos a “Festa Rusty/Boletim Nas Ondas da Pan” junto com toda equipe Oculto. A casa, sinônimo de boas festas, vai poder assistir a performance do havaiano Jamie O Brien no telão, além do melhor do hip-hop com os dj Naomi e Léo.

E aí, tá afim de curtir de camarote o filme Freak Side e ainda se divertir nessa balada de quinta-feira? É fácil. Clica aí nos comentários abaixo - deixe nome, email e telefone. Os 5 primeiros cadastrados estão levando, por conta aqui do Alohapaziada, um par de convite. Melhor que isso é esperar para o ano que vem o aniversário dos 10 anos do Boletim Nas Ondas da Pan. Espero estar vivo até lá pra comemorar!

sexta-feira, novembro 23

O crowd é inevitável!



Ninguém tem do que reclamar dessa semana. Está sendo uma das mais constantes do ano. De norte a sul do nosso litoral as condições estão bem favoráveis para o surfe-nosso-de-cada-dia.

Aqui nas praias da Ilha quebrou Santinho de gala (dá só uma olhada na foto do Jefferson Lopes no post passado), Caldeirão, Morro das Pedras, Galheta, Moçambique, Riozinho, Joaca, Meio da Joaca, Mole e até Lambe-Lambe e Forte – acordaram de um sono profundo e também suspiraram na última segunda-feira pela manhã, o dia com ondas de mais tamanho e power.

O tempo também ajudou. Foram dias de céu claro com sol. E o sol trouxe muita gente pras praias logo cedo. Em alguns praias o crowd esteve intenso. Para o final de semana vamos ter sol com aviso de aumento da nebulosidade em função da chegada e rápido deslocamento de uma nova frente fria prevista para o domingão.

Mas se você é um daqueles que trabalhou durante toda a semana e viu o sol brilhar somente pela janela do escritório e conferiu as ondas através das fotos dos sites, fique tranqüilo: As ondas continuam rolando, surfáveis, para esse week-end. É só correr para a sua praia preferida.

E outra coisa. Pare de reclamar do crowd. Afinal ele é inevitável. Em todos os lugares...

quarta-feira, novembro 21

Santinho pra poucos!

Segunda-feira 19 de novembro. Praia do Santinho - Norte da Ilha, 10 da manhã. Ondulação de leste, vento fraquinho soprando de sudoeste, mar liso com ondas de 1,5m na série quebrando para os dois lados com esquerdas mais definidas...

Diz pra mim que Deus não existe. Diz!

terça-feira, novembro 20

A nossa cura!



Faz um bom tempo que não encontro para um bom bate papo o meu amigo e parceirão das antigas Aloísio Schaeffer, o Alemão. Era com ele que íamos pro surfe a bordo de um Fiat panorama bege, ano 83. Isso depois de vender um Fusca vermelho, apelidado de Barão Vermelho e uma Kombi branca caindo aos pedaços, cheia de ferrugens na porta e ainda uns podres no assoalho.

Com ela íamos de lá pra cá cortando as estradas em busca de ondas. E como nos divertíamos. Na época éramos moleques com idade entre 15 e 17 anos. O Alemão era o único que sabia dirigir e possuía carteira. Lembro que não tínhamos compromissos com absolutamente nada e nem pensávamos em outra coisa. Era surfe todo dia e o dia todo.

Houve um mês em que fomos à praia vinte e seis dias seguidos. Nunca comi tanto pão com banana com Q-suco. Na barca sempre dispostos, íamos contando mentiras e dando boas risadas.

Dos alto-falantes que mais pareciam verdadeiras caixas de abelhas um som em especial de uma fita k-7 Basf 60’ que apareceu do nada e nem nome tinha contagiava o ambiente e criava o clima da trip. E era até engraçado. Por mais que alguém chegasse com uma nova fita, um novo som, aquela era a preferida.

André Martins, o Mazú, Lico, e em algumas vezes André Beata, Toco, Aécio Vieira e o Torradinho se revezavam comigo na carona pro surfe. Corríamos o litoral atrás de ondas e competindo na Copa Catarinense Essence Club, quase sempre eliminados na primeira fase. Mas isso também não tinha tanta importância. Queríamos é estar ali, curtindo.

Dia desses viajando pelo You Tube achei um das músicas dessa bendita fita k-7 que incendiava a caranga. A banda estourou mundialmente por volta de 86, 87 e então tornou-se conhecida. Era a nossa verdadeira Cura!

Nas páginas da Veja...

Lembra daquele mundial Master que iria rolar no ano passado aqui no Brasil?

É, aquele mesmo, anunciando com grande estardalhaço pela mídia durante a etapa do WCT na Vila, ainda patrocinada pela Nova Schin, isso em outubro de 2005.

É aquele mesmo divulgado pelo Teco e pelo Xandi, com o aval do Rabbit, durante uma coletiva extra, radical, animal, sensacional(!), e que teria as participações dos Toms: Carrol e Curren e mais Potter, Elkerton, Hardman, Lynch, Richards e outras lendas?

Eu acho que não virou pó como pensavam alguns. Olhem o que vejo na Veja dessa semana. Anúncio de página dupla em papel couchê, mostra os tiozinhos “saradões” pseudos-surfistas com suas tablas coloridas.

A chamada no topo da página da esquerda diz o seguinte: “Faz você não ficar parado”. Isso me cheira a mensagem subliminar. Alô leitores do blogue que quer mudar o mundo, alô tio Julio, me socorram!

Seria a Nova Schin preparando o troco?

domingo, novembro 18

Young Guns III nessa segunda no CIC...



É nessa segunda-feira no Cinema do CIC em Florianópolis, o lançamento nacional – a primeira capital do Brasil – que irá conferir o premiado filme da Quiksilver, Young Guns III. A sessão está programada para às 21h00.

Pra semana começar de forma inspirada...

Eu esperava bem mais...

A idéia é ótima. Isso não se discute. Acompanhei as edições de anos anteriores lendo a respeito. E pelo que soube nesse ano em Sampa e na Cidade Maravilhosa foi muito bacana! Mas aqui em Floripa não foi bem assim...

Os filmes foram rodados num lugar não apropriado – espaço muito grande – na pista de dança do El Divino Club, projetado numa tela pequena e nem som - se ouvia - tinha.

As artes (painéis de pintura e fotografias) estavam muito mal iluminadas - várias sem a mínima luz em profunda escuridão, em meio a copos plásticos de cerveja e papéis jogados no chão. Isso não é local adequado para expor e muito menos apreciar uma obra de arte.

E onde estavam os 400 livros da biblioteca Alma Surf? E o acervo de pranchas que iriam contar a história do surfe no Brasil? Havia 5, vamos lá, 6 delas expostas no início da festa. Quem chegou mais tarde nada viu.

Achei o evento aqui em Floripa mal produzido. Os shows sim valeram à pena! G-Love principalmente. O público, cerca de 4 mil pessoas, pode ser considerado como muito bom, mas tenho certeza sentiu-se de certo modo enganado, assim como eu, que esperava conferir o que anteriormente fora anunciado.

Eu que divulguei o evento através da Rádio Jovem Pan, peço desculpas para os que me ouviram durante toda a semana dentro do Boletim Nas Ondas da Pan, e que foram ao evento na expectativa de conferir o que havia sido divulgado e anunciado em pré-releases.

Quem sabe para o ano que vem...

A volta pra casa...

Após a festa na praia da Vila com a conquista do título inédito e a festa na Confraria das Artes em Floripa, nada melhor do que voltar pra casa e cair nos braços dos amigos e comemorar, aí sim, em família o tão merecido título mundial de 2007.

Em mais uma ótima dica do camarada Jefferson Lopes, confira clicando aqui o vídeo de 2m 04 seg, produzido pela Rip Curl, emociona.

Detalhes: Saudação do piloto da aeronave, escolta de Occy e Parko, Occy vestindo a camisa da Ripcurl, alusiva à conquista, beijo da namorada na chegada e colar de flores da mãe, show de rock entre outras coisas...

sexta-feira, novembro 16

Pelo simples prazer de surfar...

E aí, tem 10 minutinhos disponíveis?
Abaixo o link para você conferir um vídeo com surfe nas Ilhas de Papua Nova Guiné.
O vídeo, pra lá de original, apresenta o surfe na sua mais pura essência e foi recomendado pelo surfnauta e camarada Jefferson Lopes.

Nada de parafina, deck, lycra colorida. Muito menos wetsuit ou um board-short carregado de logomarcas de qualquer uma “surfwear” famosa...

Puro... Simples...
Verdadeiro!

Clica aí e vai!

Invadindo o pico...

Sejam bem-vindos!
É hoje o lançamento do livro “Wavetoon” no El Divino Club em Jurerê Internacional.

quinta-feira, novembro 15

Jacque é bi-campeã...

Agora o “anônimo” vai ficar maluco comigo. Posso até imaginar...
Vai entrar nos comentários e dizer que eu tô realmente me passando, que eu me acho, que eu sou marrento, tiro onda, que sou um PANaca só porque trabalho na Jovem Pan, ou Mauriotário e que mais isso, e mais aquilo...

Mas, sinceramente, não tem problema algum. Pode escrever o que quiser...

Uma boa notícia para o surfe feminino!
Uma ótima noticia para o surfe brasileiro!

JACQUE ninguém disse nada sobre "Ela" ao longo do ano, eu digo:
Eu já sabia...

Parabéns para toda família “Silva”.
Parabéns Bira (por ter acreditado desde sempre)! Leandro, Dona Terezinha, July e Zé Irineu.

Vocês podem. Vocês devem comemorar e muito. Essa conquista não é pra qualquer um(a): A galega, manezinha, que saiu das marolas da Barra da Lagoa e agora é Bi-Campeã do Mundo!

End Of Pipe.



É feriado!
O vento sul rasga lá fora.
Mar encarneirado.
Ondas deformadas.
A alma destroçada!

Quer saber de uma coisa: Dá volume...

terça-feira, novembro 13

Time escalado!

Dizem por aí, que promessa é divida...
Então, pra não ficar na dívida com ninguém, fechar o ano sem “pendências”, na relação abaixo os nomes dos “escalados” para curtir nessa segunda-feira, às 21h00, no cinema do CIC o novo filme da Quiksilver com Slater e friends em ação.

Confira os escalados:

1 – Paulo Antunes
2 – Felipe Siebert
3 – Felipe Fiu Faria
4 – Jefferson Lopes
5 – Tobias Alencastro
6 – Daniel Sales
7 – Eduardo Fontanella
8 – Rafael Tanga(?)
9 – Cesar Dias
10 – Nicholas Antunes
11 – Nicholas Lopes

Nessa segunda-feira, os ingressos nominais já estarão à disposição na J’Bay do Calçadão da Felipe Schimdt, no centro de Floripa. É só passar por lá no período da tarde, com documento de identidade em mãos e pegar o seu par de convites.

Nota do editor:
A princípio eram 10 convites (basta olhar o post). Mas, como a "choradeira" foi grande e também para o time estar completo, já que são 11 em campo, o “arrego” de última hora acabou sendo dado...

É nessa sexta-feira...

Nessa sexta-feira o El Divino Club vai sediar o Festival Alma Surf. A casa terá abertura dos portões às 18h e os shows terão início às 22h.

O Festival que passou por Sampa e Rio, reúne o maior acervo da "beach culture" nacional e internacional representada por alguns dos principais nomes do setor, como os cineastas Emmet Malloy e Taylor Still, os artistas plásticos Cláudia Simões, Will Penartz, Ronaldo Macedo e Celine Chat, e os fotógrafos Sean Davey, David Poo e Marcio David.

O segmento musical contará com a presença dos músicos Donavon Frankenreiter, Matt Costa, G. Love e a banda A.L.O. Exposição de mais de 70 peças entre pinturas e esculturas de 30 artistas originários de 10 diferentes países. Na área destinada à exposição de pranchas uma contará a história das pranchas de surfe no Brasil.

O visitante terá também a oportunidade de consultar os mais de 400 títulos da biblioteca da Revista Alma Surf, disponíveis para leitura no local.

A produção cinematográfica explora texturas e velocidades diferentes das tradicionais e apresentará os filmes Chasing the Lotus, de Greg Weaver e Spyder Wills, 1st and Hope, de Emmett Malloy, e The Lost Wave, de Sam George, entre outros, selecionados pelos curadores.

segunda-feira, novembro 12

Já está lá na Line Up...

..."Ano que vem tudo leva a crer que a etapa permaneça na praia da Vila, talvez a mudança seja somente na data, antecipada para setembro. Já para 2009, o endereço da etapa brasileira, acredito, deva mudar definitivamente. A ilha de Fernando de Noronha passa a receber Mick, Taj, Joel, Kelly, quem sabe?, Andy, Jordy Smith, Mineirinho, Jeremy, e mais a nova geração em suas tubulares ondas durante a temporada de verão, abrindo o Tour da ASP. Que tal? Seja aqui, ali, lá ou acolá, definitivamente isso não me importa"...

domingo, novembro 11

Casa cheia...

Durante a etapa do CT na Vila rolou aqui em Floripa na sala do cinema do CIC o lançamento do filme Mixed Tape.

Produzido pela marca Reef com destaque para a participação do californiano Bobby Martinez o vídeo de aproximadamente 60 minutos foi elogiado pelo público.

Após a apresentação, foi oferecido coquetel no Café Matisse. Ao som do dj convidado da Reef a galera curtiu a balada até às 24h00. O evento reuniu cerca de 500 convidados, entre surfistas profissionais, amadores, free surfers, pessoal da imprensa e amantes do esporte.

Agora, no próximo dia 19 – segunda-feira, às 21h00, acontece também no CIC o lançamento do mais premiado filme da temporada de 2007, Young Guns III, produzido pela Quiksilver.

Tá afim de ir ao CIC conferir o “careca” e seus camaradas em ação? Os 10 primeiros "surfnautas", leitores aqui do Alohapaziada, levam um par de convite. É só deixar o seu nome e email no espaço dos comentários...

sábado, novembro 10

Som danado de bom...

Ontem, tarde da noite, zapeando pela TV, acabei assistindo a reprise do programa "Zona de Impacto" – especial com a cobertura etapa do CT na Vila.

O músico convidado e sua banda foi quem chamou minha atenção. Um tal de Plínio Profeta com seu cavaquinho incendiou o programa e com um som pra lá de diferente e espetacularmente original.

Fiquei sabendo que é dele uma das músicas do clássico filme Fábio Fabuloso. Coisa nova pros ouvidos. Vai lá e saiba mais sobre o cara e sua música...

sexta-feira, novembro 9

Vento sul forte com chuva?

A previsão para esse fim de semana é de vento sul forte e chuva para o litoral sul do Brasil. Uma nova frente fria avança rapidamente pelo extremo-sul do país. Em outras palavras: mar mexido, desarrumado com ondas irregulares. Resumindo: Uma m...!

Eu, sinceramente, não estou nem aí. Nem quero saber!
É que eu tô inaugurando a "minha" lá no fundo do quintal de casa...

quinta-feira, novembro 8

Saiba quem levou a prancha...

Realizado na tarde dessa quinta-feira, 8 de novembro, na J’Bay do Beiramar Shopping, o sorteio da promoção SURFE NA PAN.

Com a participação dos representantes em Santa Catarina das marcas Quiksilver (Guto), Rip Curl (Fernanda), Billabong (Túlio) e J’Bay (Vitão), o sorteio aberto ao público, foi transmitido ao vivo para a Rádio Jovem Pan Fm dentro do boletim Nas Ondas da Pan.

Felipe Bessen Aguiar faturou a prancha 6.1, zerada, cortesia do shaper Victor Vasconcellos – Hot Stick/Rip Curl, autografada pelo surfista Mick Fanning, atual campeão mundial.

Danilo Lunardi levou a roupa de borracha, short John, da Termhoskin.

Luiz Henrique Vaz foi quem levou o Kit Quiksilver com os seguintes produtos: Mochila, camisetas, cinto, pochete e sandália.

Marcio Del Pizzo se deu bem e ganhou o Kit Billabong com os seguintes produtos: Mochila, camiseta e cd.

Luiza Fontana ganhou o Kit Rip Curl com os seguintes produtos: Mochila, camiseta e cd.

A entrega dos prêmios aos sorteados está marcada para a próxima terça-feira, dia 13, às 11h00 na J’Bay do Shopping Beiramar onde serão produzidas as fotos promocionais em breve disponibilizadas também aqui no blogue Alohapaziada.

Em nome da J’Bay e da Rádio Jovem Pan Fm agradeço desde já a participação de todos. Foram aproximadamente 500 participações durante uma semana de promoção. Aguarde que estamos preparando uma nova promoção para o Natal.

terça-feira, novembro 6

Barba, cabelo e BI...

Desde o ano passado ele era o mais focado.
O primeiro a chegar na praia para treinar.
Tinha nos olhos a chama da vitória.
Não deu outra.
Venceu!

E o que dizer então, que ainda não tenha sido dito, sobre sua performance nesse ano?
Mick“Fez”nning barba, cabelo e... desculpe por mais um trocadilho.
“BI”gode!!!

O que ninguém perguntou...

Após tomar de goleada do australiano Kai Otton ainda pelas oitavas de final nessa terça-feira ensolarada, Slater saiu de cena. Antes, porém, concedeu mais uma coletiva para a imprensa.

...Depois de conquistar seu oitavo título mundial no ano passado, nosso amigo Robert “Carequinha” Slater decidiu não vir ao Brasil competir na Vila. Na oportunidade alegou cansaço e alguns compromissos particulares, inclusive o casamento da sua mãe. Dias depois reapareceu para disputar em Pipe a última etapa do WCT vencida pelo havaiano Andy Irons...

Nesse ano ele precisava – mais do que nunca – dessa vitória na Vila. Os pontos eram fundamentais. Queria com a conquista por aqui embolar ainda mais o ranking e levar para o Havaí a decisão da temporada. Não deu.

Nada como um dia atrás do outro...

segunda-feira, novembro 5

Tudo termina amanhã. Será?

O mar subiu! E alguém aí tinha dúvida?
E numa segunda-feira nublada, com ondas pesadas na casa dos 8’pés, foram definidos os 16 surfistas classificados para as oitavas.

Desses, 4 são brasileiros: Heitor Alves (foto), Dornelles, Neco e Léo Neves.

10 deles são da terra dos cangurus: Campbell, Parkinson, Neve, Stedman, Kai Otto, Shaun, Burrow, Mick, Bede e Withaker. E tem ainda um sul-africano: Rick Basnett e o outro, é apenas octacampeão mundial…

Quem leva?
É amanhã na Vila.
Façam as suas apostas...

Oitavas-de-final

1 Heitor Alves x Michael Campbell
2 Rodrigo Dornelles x Joel Parkinson
3 Dayyan Neve x Neco Padaratz
4 Luke Stedman x Mick Fanning
5 Kelly Slater x Kai Otton
6 Shaun Cansdell x Leonardo Neves
7 Taj Burrow x Ricky Basnett
8 Bede Durbidge x Tom Whitaker

Sábado memorável...

O sábado amanheceu cinzento, triste e com ondas muito pequenas na praia da Vila. Seria mais um dia entre tantos de marolas e a tão aguardada reagida no mar já estava até mesmo sendo questionada por todos.

Porém, aos poucos, como num toque de mágica e sem muito alarde, a nebulosidade foi se dissipando e um sol tímido apareceu mudando o astral. Com a corda no pescoço e sentindo a pressão dos atletas e da imprensa em função de quatro adiamentos consecutivos, os organizadores, após intermináveis e desgastantes chamadas, resolveram no início da tarde, já com sol brilhando e muita gente na beira da praia iniciar as disputas.

Acompanhei algumas baterias atentamente. Dornelles surfou com força e pressão e nas esquerdas vencedoras que predominavam até então, com cerca de 3’pés avançou direto para a terceira fase. Ao sair da água o largo sorriso no rosto era o reflexo do seu melhor momento no Tour.

Sentado na graminha, no espaço destinado a imprensa ao lado do palanque, enquanto conversava com alguns amigos que não encontrava há algum tempo, conferi também a interferência boba cometida pelo carioca Simão Romão sobre Taylor Knox.

Dois outros surfistas me chamaram atenção. Jeremy Flores e Willian Cardoso surfaram bonito e venceram os seus confrontos. O atual líder do QS surpreendeu acertando na escolha de ondas e por obra do acaso suas direitas foram as mais pontuadas.

As baterias de Joel Parkinson – contra Adrian Buchan e Diego Rosa, e Mick Fanning – contra Guga Arruda e Bruce Irons não chegaram a me empolgar. Achei inclusive que a nota da primeira onda do catarinense foi achatada pelos juízes e fundamental para suas pretensões no confronto. Ia me esquecendo de uma esquerda do "Fire", onde ele deu sete tamancadas, dessas, três extremamente verticais.

O sábado fechou de forma magnífica. Slater estava na nona e última bateria do dia e protagonizou um verdadeiro show antes mesmo de entrar no mar. Uma multidão sedenta – a verdadeira alma latina – uivava e lhe aguardava na beira da praia.

Confesso nunca ter visto nada igual em todos esses anos cobrindo eventos de surfe. Slater parecia um astro de rock. Aclamado, adorado, reverenciado, o público, cerca de 7 mil pessoas, em perfeita sincronia com o seu ídolo acompanhou atentamente o passeio do octacampeão sobre Fabio Carvalho e Kai Otto. Fabinho surfou bonito. Kai também mostrou qualidade, mas Slater esteve impecável naqueles 25 minutos mágicos.

Um dia pra ficar gravado em nossas mentes...

Homem ou rato?

E não é que um "prego" resolveu postar um monte de besteiras (coisa inédita até então) aqui no Alohapaziada?

Além de se esconder no “anônimato”, e de não ter coragem em colocar seu nome nas ridículas postagens, resolveu tentar de alguma forma os seus “minutinhos de fama” por essas bandas.

Algo me diz que esse “anônimo” na verdade foi um daqueles “Gersons Tupiniquins”, e que tentou levar vantagem sobre os demais participantes da promoção da Jovem Pan, colocando o seu nome nas 3 opções possíveis (Mick, Slater e Taj) e assim concorrer a prancha a roupa de borracha e aos kits.

Ficou zangadinho de ser sacado da promoção, foi?
Dá um tempo né!
A pergunta que não quer calar: Afinal és um homem ou um rato?...

sexta-feira, novembro 2

Recordar é viver...

Mais um dia de expectativas nessa sexta-feira chuvosa. Feriado de finados que eu me lembre foi sempre com chuva por aqui. E não ia ser diferente logo hoje, e ainda com campeonato de surfe na Vila. Desgraça pouca é bobagem...

Lembra aquela música das antigas, em ritmo de marchinha de carnaval: “Recordar é viver, eu ontem sonhei com você...”

Enquanto o mar não sobe e as ondas aparecem, o vento não pára e tudo conspira contra – tira olha o olho gordo – uma pequena lembrança da primeira edição do mais comentado e lembrado campeonato de surfe no Brasil.

O Hang Loose Pro Contest 86, disputado em ondas de 8’pés perfeitas nos primeiros dias marcou época. O surfe no Brasil nunca mais foi o mesmo. Foram dias de sol, calor, festas memoráveis, mulherada nas areias, carros transitando pelas ruas da cidade com muitas pranchas nos racks, e engarrafamentos por todos os cantos.

No domingo – dia das finais, faltou água e comida nos bares e restaurantes da Joaca. Um público estimado em 40 mil pessoas lotou a praia. Todos querendo conhecer esse tal de S U R F E...

Em tempo:
Numa melhor de três, o desconhecido australiano Dave Macaulay – fez as malas do homem queixo. O melhor brasileiro havia caído nas quartas-de-final. Sergio Noronha o “Fedelho”, terminou em quinto.

quinta-feira, novembro 1

Estou chocado...

O povo brasileiro tem realmente os políticos que merece.

Somos um bando de mal educados, desinteressados, corruptos e além disso, estamos sempre tentando arrumar uma maneira de levar vantagem sobre outras pessoas. É o eterno “jeitinho” brasileiro de se dar bem...

Nossa sociedade está mesmo decadente. Todos arrumando uma maneira de se dar bem na vida! É por isso que estamos vivendo dias difíceis onde a impunidade fala mais alto, e pouca coisa, ou quase nada acontece aos nossos “Gersons” tupiniquins. E isso acontece também nas coisas mais simples...

E se nós reclamamos dos nossos políticos seja em Brasília, ou em nossa própria cidade, o que dizer então dessa promoção WCT-BRASIL que estou realizando no blogue SURFE NA PAN em parceria com a rede de lojas Jeffrey’s Bay e Rádio Jovem Pan fm.

Estou chocado, impressionado, com a quantidade de surfnautas que colocaram o seu nome em todas as opções: Mick, Kelly e Taj, embora com a informação de somente uma opção possível de escolha, com destaque no regulamento na cor vermelha. Acho que eles pensavam da seguinte maneira: colocando o nome nas três opções (Mick, Slater e Taj) vou participar de alguma forma do sorteio.

Ledo engano. Fique sabendo que se você foi um desses, que pensou que estava levando vantagem sobre os outros participantes na nossa promoção WCT-BRASIL, seu nome está retirado da promoção.

Aliás, a promoção WCT-BRASIL vai até domingo...

Vento sul chegou...

São 6h30 da matina de uma quinta-feira, 1º de novembro, de tempo fechado.
Enquanto me arrumo para cair na estrada em direção a cidade de Imbituba no litoral sul catarinense, toca o meu telefone. É o Xandi Fontes do outro lado da linha.

Da beira da praia, apavorado, ele narra o show de horror e os estragos feitos pela força dos ventos durante essa madrugada na estrutura do Hang Loose Santa Catarina Pro. São ferros das barracas retorcidos, lonas rasgadas, cabos arrebentados, além de telhas quebradas no palanque e no centro técnico. Hoje o dia será de muito trabalho por lá...

As ondas ainda não chegaram. A previsão indica uma leve reagida no mar nas próximas horas, influenciada pelo sistema de baixa pressão, é a nossa conhecida frente fria já em deslocamento. O vento sul que chegou destruindo tudo em Imbituba deve permanecer por aqui até sexta-feira.

Na minha humilde opinião a competição começa amanhã ainda com marolas. Ondas com mais tamanho a partir de sábado com o auge do swell previsto para o domingo – aliás, nada muito significativo. Pra quem tirou o feriadão para conferir a gringaiada na Zimba agora só resta esperar...