
terça-feira, junho 30
Até que enfim.

Sobre o sábado

A performance do surfistas brasileiros ficaram abaixo das expectativas. Jihad foi o primeiro a cair na água e não foi bem. Somente uma boa direita logo no início da bateria que chegou a empolgar o público e mais nada. Mineiro e Neco competiram juntos contra o havaiano Kekoa Bacalso num momento de maré vazando com as séries demoradas. Os dois escolheram as direitas um pouco mais cheias que entravam para o canal. O gringo ficou nas esquerdas, maiores e mais longas e se deu bem. Gui Ferreira não se achou durante a sua bateria e nas poucas esquerdas em que botou pra baixo manobrou longe do pocket. Gustavo Fernandes foi outro que passou em branco com um surfe sem muita expressão. O cearense Heitor Alves (na foto roubada do Waves) ainda buscou uma recuperação nos instantes finais do seu confronto mas também rodou.
Saldo de sábado: Os 7 brasileiros desclassificados.
Ainda bem que tem a repescagem.
Tudo parado
E aí o mar subiu?
quinta-feira, junho 25
Aposte djá!

Hi-Score?
A maior novidade na grande rede é apostar aqui no “secando-a-rapaziada”:
Qual deles será a maior decepção brasileira?
1 ( ) Adriano pode ser que chegue de Souza
2 ( ) Jihad só surfa pra direita Kodhr
3 ( ) Heitor inconstante Alves
4 ( ) Gustavo ninguém conhece Fernandes
5 ( ) Guilherme vice do Polo Ferreira
6 ( ) Bernando tá sempre viajando Pigmeu
7 ( ) Neco em cima da hora Padaratz
Faça a sua aposta.
Mas por favor, antes do pontapé inicial de sábado lá na Vila...
Surf-Music?
De surf-music eles não têm nada. Aliás, a música deles passa longe.
Mas o que é essa tal de surf-music?
A banda John Bala Jones é uma das atrações do "WCT Surf-Music Festival".
Alguém aí?
Leia + aqui.
1 - ( ) Ele é catarinense.
2 - ( ) Seu irmão é o Teco.
3 - ( ) Já esteve entre os tops.
4 - ( ) Tem experiência e pode dar uma dura nos gringos.
5 - ( ) Todas as opções acima.
quarta-feira, junho 24
A novelinha KS9X

Car@coles! Essa foi a minha primeira sensação. Mas como pode? Ontem mesmo havia lido uma grande reportagem especial no principal jornal da cidade que confirmava a presença do cara por aqui. Isso sem falar nos principais sites de notícias...
E agora como vai ficar toda essa situação junto ao pessoal da organização? E o público? Que roubada. Seria um grande balde de água fria com possíveis consequências e alguns respingos na imagem do evento, pensei.
Na mesma hora liguei para o Xandi. Disse que havia lido a informação no blogue do Julio. A verdade é que até ontem (terça-feira), Kelly que não viria - será mesmo(?), ou tudo isso não passa de uma tremenda jogada de marketing do cara, e quem sabe até uma forma de pressionar Joel Parkinson?
Xandi comentou que passou uma boa parte da tarde de ontem ao telefone tentando convence-lo a vir ao Brasil. Renato também foi fundamental para persuadi-lo. Ambos argumentaram que existia todo um clima favorável, que toda imprensa já havia noticiado a participação, que os patrocinadores isso, que mais isso e aquilo... Para reforçar e comprovar o que diziam chegaram a mandar a tal matéria do jornal por email.
Ao final da conversa o atual 25º no ranking de 2009 prometeu ligar na manhã seguinte com uma posição definitiva. Hoje o telefone tocou cedo. Era Slater do outro lado da linha garantindo sua presença para alivio geral.
Kelly já está em Los Angeles a caminho do Brasil.
Ps. Depois de ligar para o Xandi e ouvir toda essa história fui tomar banho. Ao sair do banho, Julio já havia atualizado o seu blogue com a nova. (Furo na barriga) Não me contive e liguei na sequência para o Julio Adler no Rio de Janeiro, que já estava por dentro de tudo, desde o início...
terça-feira, junho 23
Mineiro pra gringo ver

Por falar no Adriano, soube pelo Basílio Ruy (fotógrafo da Fluir) que na semana passada, o jornalista Nick Carrol esteve por aqui e acompanhou o dia a dia do principal surfista brasileiro no tour.
Nick veio produzir uma matéria especial para a próxima edição do jornal australiano Tracks e ficou chocado com o que viu. Esteve em Ubatuba, surfou no Guarujá, se divertiu nas marolas de Itamambuca e deu a sorte de pegar uma Vermelha clássica.
Na favela onde o Mineiro foi criado, almoçou com a família, conversou com parentes, deu boas risadas com os amigos de infância e conheceu as casas construídas nesses últimos anos com o dinheiro ganho através das premiações e hoje alugadas para reforçar a renda familiar desse garoto que tinha tudo pra não dar certo, assim como tantos outros e que foi salvo pelo surfe.
Basílio comentou que Nick anotava tudo o que via e ouvia e foi embora impressionado com a popularidade do brasileiro pelas ruas do Guarujá. É bem possível que Nick – um dos melhores jornalistas especializados do mundo – faça o que nenhum editor de revistas brasileiras fez até agora. Uma reportagem digna sobre a vida desse brasileiro vencedor. Júlio Adler no Goiabada deixou o seu recado.
segunda-feira, junho 22
Drop na era digital

No clima
São outdoor’s espalhados pela cidade.
Chamadas no rádio. Matérias nos jornais locais.
Até caminhão “da que desce redondo” desfila com pranchas no rack.
É isso mesmo.
Nos caminhões da Skoll, que circulam por nossas ruas, quatro pranchas foram estilizadas em cima da capota.
Encontrei com um desses em frente a um supermercado perto de casa. Parei o carro e fui fotografar (a imagem é do celular).
Não me contive e perguntei ao motorista:
Chamadas no rádio. Matérias nos jornais locais.
Até caminhão “da que desce redondo” desfila com pranchas no rack.
É isso mesmo.
Nos caminhões da Skoll, que circulam por nossas ruas, quatro pranchas foram estilizadas em cima da capota.
Encontrei com um desses em frente a um supermercado perto de casa. Parei o carro e fui fotografar (a imagem é do celular).
Não me contive e perguntei ao motorista:
- E aí, vais pro surfe?
E ele rapidamente:
- Tás tolo, tás...
E ele rapidamente:
- Tás tolo, tás...
Até quando, hein?
Pois bem, domingo na praia Brava, isso que já estamos em junho de 2009, passados dois meses pós temporada de verão, pude constatar que o problema continua o mesmo. Passa ano, entra ano e nenhuma atitude mais severa é tomada. O que tinha de pregos enferrujados pela areia...
Mole, Brava. Mudam as praias o problema continua.
Até quando, hein?
Chegou

domingo, junho 21
WCT: estrutura, ondas, Slater e o quiprocó.

Xandi falou que a estrutura está sendo montada na praia da Vila e que foi ótima a antecipação da etapa brasileira, de outubro para julho, pois a corrida ao título de 2009 está aberta e com todos os competidores mobilizados.
Disse ter informações que Slater vem mesmo ao Brasil e que nem poderia ser diferente, afinal, independente de um início de temporada de resultados desastrosos – foram 3 décimos sétimos consecutivos – ele ainda está vivo e caso vença a etapa brasileira, com os dois descartes possíveis, voltará com tudo para a briga no restante do tour.
Hickel comentou a repercussão das obras de duplicação da BR 101 que se arrastam por anos em Santa Catarina. Os gringos não irão acreditar que a “Praça de Pedágio” no município de Palhoça (ao lado de Florianópolis) já está pronta e funcionando, enquanto uma grande parte das obras no trecho que liga a capital catarinense a Imbituba segue a passos de tartaruga. Renato falou que nessa semana recebeu e-mails de alguns tops que perguntavam sobre o fim das obras.
Sobre o arranca-rabo, não noticiado na imprensa especializada, envolvendo Mineirinho e Dustin Barca lá no Tahiti (existem comentários de que houve uma discussão acalorada envolvendo os dois surfistas, e que durante o quiprocó, Dustin havia agredido o brasileiro com um pontapé), Renato argumentou que o havaiano (que também é membro da equipe Oakley Internacional) será penalizado, mas que irá conversar com ambos para saber mais detalhes desse episódio.
Então fica assim:
1. Vamos ter que pagar pedágio. Não tem mais jeito.
2. O trecho Sul da 101 continua em estado precário com desvios e mal sinalizado.
3. Os principais nomes no tour estão confirmados com o reforço do careca 9x.
4. A previsão é de uma Vila com ondas grandes nos primeiros dias de WCT.
5. Guilherme Ferreira ocupa a vaga de Marco Polo, campeão catarinense, que está na Africa do Sul para competir no 6 estrelas.
6. The Beatiful Girl também confirmado.
7. Começa na quinta-feira a cobertura da rádio Jovem Pan fm com flashes direto da praia.
8. Não vai ter garçon pobre e nem puta triste nos próximos dias...
sexta-feira, junho 19
Tudo muito estranho
Curioso que sou fui até o site da marca e por lá, para minha surpresa, nada se refere ao campeonato e nem ao menos uma mínima nota. Tudo bem diferente da etapa do QS de Noronha na temporada de verão...
Nada no principal canal de TV, nem comercial no rádio tão pouco outdoor e muito menos buxixo na beira da praia.
Foi-se o tempo (aquele de 86 - na foto acima - deixou saudades e marcou época) que uma etapa do mundial de surfe era novidade e despertava o interesse geral por essas bandas.
E o Slater, será que vem?
Quem?
O futuro é Now
Ouvi dizer que a etapa disputada recentemente em Pasta Point nas Maldivas em esquerdas pra lá de manobráveis foi considerada uma das melhores de toda a história da ASP tal a quantidade de ondas de boa formação e notas acima de 8, sem falar no festival de aéreos, snaps e rabetadas.
Jadson André nosso maior destaque nessas últimas duas temporadas de QS terminou em terceiro lugar, resultado contestado por quem acompanhou a transmissão ao vivo pela internet. Nas imagens, Jadson acerta três aéreos muito altos numa mesma onda, quase que na seqüência.
A final foi entre o norte americano Patrick Gudauskas e a sensação australiana Owen Wright. De acordo com alguns relatos tanto a final, como as semifinais foram empolgantes. O back-side forte do galego yankee, com sapatadas na orelha das ondas, sucumbiu a versatilidade de um aussie com um front-side super afiado e inovador.
O que se vê no video acima é o futuro do surfe competição que bate a porta...
Fia fora d'água

Era um tal de dizer que eu tinha levado uns “bombões” em uma briga, ou na mais clássica, uma lapada de minha esposa.
Sem contar a piada de um mecânico quando levei meu carro a oficina. Ao notar meu pescoço duro, o cara disparou:
“Meu irmão, tu tomou Viagra e invés de endurecer em baixo, endureceu em cima?”
Leia aqui.
quarta-feira, junho 17
Simple Ben
Há exatamente 30 anos atrás…
Impossível resistir ao astral.
Simple Ben – Trilha sonora do filme "Morning Of The Earth".
28, 21, ou todos os dias?

Pelo menos em alguns países...
Aqui no Brasil os paulistas - acho que só os paulistas comemoram - no dia 28 de setembro. Será que tem alguém que comemora? Isso foi invenção do deputado Turco Louco. Já tinha ouvido algo a respeito mas sinceramente nunca me aprofundei nesse assunto.
E eu que sempre pensei que dia do surfe fosse aquele que a gente saía da água feliz, com o sorriso de orelha a orelha, depois de passar bons momentos n’água dividindo ondas com amigos e em harmonia com o oceano...
O texto abaixo foi extraído do site Surf Portugual:
Argentina, Austrália, Canadá, Costa Rica, Inglaterra, França, Gana, Guadalupe, Guiana, Havai, Irlanda, Itália, Japão, Coreia do Sul, Ilhas Maurícias, México, Marrocos, Holanda, Nova Caledónia, Nova Zelândia, Noruega, Porto Rico, Portugal, Ilhas Reunião, Senegal, Espanha, Suécia, Suíça, Taiwan, EUA e as Ilhas Virgem.
Tudo países para quem celebrar o surf será uma prioridade no próximo dia 21. Calha a um Domingo o próximo Dia Internacional do Surf, e são já 32 os países envolvidos nos festejos. Um pouco por todo o mundo, milhares de profissionais e amadores vão celebrar o surf e a sua cultura com um conjunto alargado de iniciativas e actividades que permitirão a todos os participantes fazer parte de uma grande festa dedicada ao desporto favorito de qualquer pessoa que se preze e, para quem ainda não pôde chegar a essa conclusão, uma oportunidade de experimentar as sensações de apanhar uma onda.
O Dia Internacional do Surf foi pensado pela EuroSIMA (European Boardsports Industry Manufacturers Association) e é apoiado pela Federação Europeia de Surf e pela Surfrider Foundation.
Começa já a prearar o teu Dia Internacional do Surf em www.suring-day.com. Descobre onde vai ser feita a festa e não a percas por nada deste mundo (só se o mar esteja melhor noutra praia).
Sem estrias, nem celulite

Que crise?
Estão confirmadas para os próximos meses cinco etapas válidas pelo Circuito Mundial de Surf Profissional em águas brasileiras. Tudo indica que o Gatorade Classic programado inicialmente para setembro não vai mais rolar em São Francisco do Sul.
Num rápido levantamento serão duas etapas em São Paulo (Tombo e Ubatuba), duas no litoral carioca (Saquarema e Arpoador) e abrindo a perna brasileira pros gringos, o Maresia Surf International, aqui em Santa Catarina.
Noves fora vão dois, serão cinco provas seis estrelas, cada etapa distribuindo 145 mil doletas e mais o Ranguiluse Pro na Vila com outras 340 mil verdinhas, totalizando cerca de 1 milhão de dólares.
Revertendo essa quantia pra nossa realidade terceiro mundista são aproximadamente dois milhões de reais. Nada mal? Essa perna brasileira está endinheirada, hein?
Confira onde o circo vai passar:
Julho: 7 à 12 – 6 estrelas
Maresia Surf International na Praia Mole, Florianópolis.
Julho: 14 à 19 – 6 estrelas
Rip Curl apresenta Coca-Cola Saquarema Pro em Saquarema.
Setembro: 28 à 04 Outubro – 6 estrelas
Local Motion Guarujá Surf Pro na Praia do Tombo, Guarujá.
Outubro: 05 à 11 – 6 estrelas
Oakley apresenta Rio Surf Pro International no Arpoador, Rio de Janeiro.
Outubro: 13 à 18 – 6 estrelas
Onbongo Pro Surfing na Praia de Itamambuca, Ubatuba.
Lá vai doleta...

Pitaco certo vale long

Etapa confirmada

terça-feira, junho 16
Escura e ondulada

domingo, junho 14
Post dedicado aos azuis.

quinta-feira, junho 11
Fotos & imagens

Nem tanto ao mar...

No blog Ondas um relato do Pedro Arruda que diz assim: "Que olhos são estes que olhamos o horizonte, que nos concentramos mais no crowd que vive ao nosso lado do que na imensidão dos Oceanos onde nascem as ondas?"
No site do Greenpeace um texto da Leandra Gonçalves, coordenadora da campanha dos Oceanos: "...Durante muito tempo os oceanos foram encarados como uma espécie de território livre para as intervenções humanas. Historicamente, sempre foram vistos como fornecedores inesgotáveis de alimentos e outros recursos naturais, suas águas aparentavam ter capacidade infinita de dissipar a poluição nelas despejada e de se recompor de qualquer tipo de agressão. Doce ilusão. Hoje, 80% dos estoques pesqueiros estão ameaçados. Os corais também correm riscos. Desde 1950, segundo relatório Global Coral Reef, entidade que reúne governos e ONGs, 19% da área de recifes de corais desapareceram. O bioma que se espalha 70% do planeta com uma biodiversidade gigantesca precisa de atenção. O Dia Mundial dos Oceanos, comemorado hoje, pode ser uma boa oportunidade para reflexão. A preservação dos oceanos está intimamente ligada à sobrevivência do homem na Terra e a sua importância para o combate às mudanças climáticas foi reconhecida pela Conferência Mundial dos Oceanos..."
segunda-feira, junho 8
Domingo especial




sábado, junho 6
Surfestival confirmado!

sexta-feira, junho 5
Olha as tainhas aí, gente!

quinta-feira, junho 4
Grilo e a molecada

Depois de se afastar das competições, montar uma marca, a “Cruel Maniac”, Grilo exímio tube-rider, deu um tempo de Curitiba, casou teve filhos e reapareceu em grande estilo, ainda no rip, competindo na categoria Master nas provas do estadual catarinense.
Agora ele está organizando nas tardes de quarta-feira os chamados “surfe-treinos” abertos aos surfistas da nova geração. Mesmo sem colaboradores a primeira edição aconteceu na quarta-feira passada e foi vencida pelo Ian Gouvêa.
Outras etapas já estão programadas até novembro. Além da simulação das baterias o treino é finalizado com avaliação das imagens e orientação técnica com objetivo de evoluir os competidores.
Confira detalhes, as próximas etapas, clicando aqui.
Ele voltou...
Engrosse a voz e cante bem alto!
- Boemia, a que me tens de regresso e suplicando te peço a minha nova inscrição...
- Campeonatos, aqui me tens de regresso e uma vaga eu quero, estou sem patrocinador...
Neco Padaratz, o cabeção de Balneário, está de volta e com fome de vitórias.
Venceu hoje as triagens do SuperSurf nas merrecas de Stella Mares na Bahia. Vamos acompanhar pra ver o que ele apronta dessa vez. Na torcida por uma volta por cima.
- Boemia, a que me tens de regresso e suplicando te peço a minha nova inscrição...
- Campeonatos, aqui me tens de regresso e uma vaga eu quero, estou sem patrocinador...
Neco Padaratz, o cabeção de Balneário, está de volta e com fome de vitórias.
Venceu hoje as triagens do SuperSurf nas merrecas de Stella Mares na Bahia. Vamos acompanhar pra ver o que ele apronta dessa vez. Na torcida por uma volta por cima.
Música, arte, ecologia e surfe!

Não poderia imaginar melhor aceitação quando apresentei a proposta do Surfestival 2009 aos profissionais do mercado da cidade. Foram bem poucas as recusas. A grande maioria do empresariado local logo abraçou a idéia e 24 empresas (surf-shops e marcas) confirmaram participação nessa edição inédita.
Infelizmente alguns parceiros tiveram que ficar de fora dessa vez. É que quando pensei em realizar o Surfestival, convidar os amigos para uma grande confraternização, queria apenas produzir algo diferente – de apenas um dia – e tudo de maneira simples.

Fiquei surpreso com a receptividade que tomou conta de todos envolvidos. São lojistas, funcionários, representantes e o pessoal da imprensa empolgados com o Surfestival 2009. Cada equipe é formada por cinco integrantes. Três deles disputam o Tag Team, os outros participam das atividades paralelas como o cata ao lixo e plantio de mudas. Ao longo do dia estarão acontecendo aulinhas de surfe, na faixa, comandadas pelo pessoal do Praia Mole Surfe Clube

Tem ainda o bazar do surfe com pranchas e roupas de borracha semi-novas com preços bem interessantes, sorteio de prêmios e uma exposição de pranchas originais e exclusivas do shaper Felipe Seibert em madeira balsa.
Um pouco de tudo! O Surfestival 2009 chega com uma nova e diferenciada proposta. A idéia é agregar e reunir quem vive e respira surfe. Espero que seja o primeiro de muitos. Apareça por lá!
terça-feira, junho 2
Fotos da festa e baterias
A 1ª edição do SURFESTIVAL 2009 está confirmada para esse domingo, dia 7 na Praia Mole. O encontro irá reunir de forma inédita para uma grande confraternização na beira da praia algumas das principais marcas e surf-shops da cidade.
Foram convidadas 24 empresas/equipes compostas com cinco integrantes.
Estão programadas atividades como "cata ao lixo" e "plantio de mudas", show com banda local e dj’, além de exposição de arte e fotografia, pranchas de madeira, fabricadas pelo shaper Felipe Seibert, da Seibert Surfboards, isso sem contar com as disputas dentro d'água.
Cada surf-shop, cada marca convidada, montou o seu time com três surfistas e mais dois colaboradores. Participam do Surfestival 2009, fabricantes, empresários, lojistas, funcionários das lojas, clientes, representantes das marcas, shapers, além do pessoal da imprensa.
Estão confirmadas as seguintes equipes: Java, Jamaica, J'Bay, Sul Nativo, Big Point, Makaha, Tikehau, Quatro Ilhas, Reefifi, Maral, Local, Skull, Liquid Trips, SC Surfe, Surf Connection, Empty, Town and Country, Free Surf, Vibe - Shaper Leandro Silva, Nigiri, Epik, Rip Curl - Surf Point, Jornal Drop e Revista Juice.
Confira como ficaram os confrontos da primeira fase:
- Cada bateria será formada por quatro equipes numa disputa em forma de Tag Team (adaptado). Na primeira fase serão seis baterias com quatro equipes.
- As baterias terão duração de 30 minutos com início da beira da praia (beach-start).
1ª Bateria: 09h00
Reefifi – Jornal Drop – Quatro Ilhas – Skull
2ª Bateria: 09h30
Revista Juice – Maral – Liquid Trips – Sul Nativo
3ª Bateria: 10h00
Jamaica – Vibe/Leandro Silva – Town and Country – SC Surf
4ª Bateria: 10h30
J’Bay – Empty – Surf Local – Free Surf
5ª Bateria: 11h00
Surf Connection – Java – Big Point – Epik
6ª Bateria: 11h30
Tikehau – Makarra – Surf Point – Nigiri
- Avançam para a fase seguinte as duas equipes que mais somarem pontos na bateria.
Para conferir o regulamento, as regras do Surfestival 2009 e fotos da festa que rolou na última quinta-feira, dia 28 no El Divino Louge, clica e vai...
Foram convidadas 24 empresas/equipes compostas com cinco integrantes.
Estão programadas atividades como "cata ao lixo" e "plantio de mudas", show com banda local e dj’, além de exposição de arte e fotografia, pranchas de madeira, fabricadas pelo shaper Felipe Seibert, da Seibert Surfboards, isso sem contar com as disputas dentro d'água.
Cada surf-shop, cada marca convidada, montou o seu time com três surfistas e mais dois colaboradores. Participam do Surfestival 2009, fabricantes, empresários, lojistas, funcionários das lojas, clientes, representantes das marcas, shapers, além do pessoal da imprensa.
Estão confirmadas as seguintes equipes: Java, Jamaica, J'Bay, Sul Nativo, Big Point, Makaha, Tikehau, Quatro Ilhas, Reefifi, Maral, Local, Skull, Liquid Trips, SC Surfe, Surf Connection, Empty, Town and Country, Free Surf, Vibe - Shaper Leandro Silva, Nigiri, Epik, Rip Curl - Surf Point, Jornal Drop e Revista Juice.
Confira como ficaram os confrontos da primeira fase:
- Cada bateria será formada por quatro equipes numa disputa em forma de Tag Team (adaptado). Na primeira fase serão seis baterias com quatro equipes.
- As baterias terão duração de 30 minutos com início da beira da praia (beach-start).
1ª Bateria: 09h00
Reefifi – Jornal Drop – Quatro Ilhas – Skull
2ª Bateria: 09h30
Revista Juice – Maral – Liquid Trips – Sul Nativo
3ª Bateria: 10h00
Jamaica – Vibe/Leandro Silva – Town and Country – SC Surf
4ª Bateria: 10h30
J’Bay – Empty – Surf Local – Free Surf
5ª Bateria: 11h00
Surf Connection – Java – Big Point – Epik
6ª Bateria: 11h30
Tikehau – Makarra – Surf Point – Nigiri
- Avançam para a fase seguinte as duas equipes que mais somarem pontos na bateria.
Para conferir o regulamento, as regras do Surfestival 2009 e fotos da festa que rolou na última quinta-feira, dia 28 no El Divino Louge, clica e vai...
Assinar:
Postagens (Atom)