quinta-feira, maio 1

Ciclone extra-tropical atinge sul do Brasil...

Um novo ciclone extra-tropical, o terceiro nesse ano, chega ao litoral sul do Brasil nas próximas horas e pelas informações será mais brando que o “Catarina”, fenômeno que atingiu a região sul do País em março de 2004, trazendo muita destruição aos moradores da região costeira. Previsão de ventos fortes e mar agitado nos próximos dias no litoral gaúcho e catarinense.

Confira como fica o tempo e o mar em Sta. Catarina nesse fim de semana:

Sexta-Feira – dia 2 de Maio:
Condição de chuva e ventos fortes. Ventos de leste a sudeste, com rajadas em alto mar podendo atingir os 100km/h. Já no litoral ventos de 80Km/h. Mar muito agitado. Em alto mar, ondas entre 3 e 4 metros.

Ondulação de sudeste-sul.
Praias do litoral sul: Ondas de até 2,0m.
Praias da Ilha: Ondas de 1,5m em média com séries de até 2,0m.
Praias do litoral norte: Ondas de 0,5m até 1,0m nas séries.

Sábado – dia 3 de maio:
A chuva continua pela manhã. Tempo melhorando para o decorrer do dia. Ventos mais brandos de 40km/h, com rajadas podendo atingir os 60Km/h, soprando de oeste a sudoeste. Mar muito agitado. Em alto mar, ondas de 3, 4 e até 5 metros.

Ondulação de sudeste
Praias do litoral sul: Ondas acima de 2,0m.
Praias da Ilha: Ondas de 1,5m em média com séries de até 2,0m.
Praias do litoral norte: Ondas de 1,0m.

Domingo – dia 4 de maio:
O tempo melhora aos poucos. Áreas de instabilidade se afastam. A nebulosidade diminui. Aberturas ocasionais de sol. As temperaturas entram em declínio. Os ventos ficam mais brandos. O mar continua muito agitado com a ondulação predominante de leste-sudeste. Será mais um dia de ondas fortes por toda costa catarinense, agora com ondas maiores nas praias do norte do Estado.

Confira os boletins Surfone (48) 8401 0365 com todas as informações. O primeiro flash é às 7h, direto da Mole, com novas atualizações ao longo do dia. Também no sábado e domingo.

5 comentários:

Bruno Cheuiche disse...

Aí, Maurio...
tão muito bacana esses boletins/previsões que tu tem postado no blog.
E parabéns por manter uma boa periodicidade nas postagens.
Segue firme.
Valeu.
Bruno Vieira da Cunha

Anônimo disse...

Depois desse boletim... me decepcionei com vc Máurio!
Passando informação errada tanto por aqui quanto na Rádio. É por isso que os meteorologistas e o pessoal da defesa civil ficam de cara com a Imprensa em geral.

Como você e seus leitores podem observar no aviso especial que Centros meteorológicos especializados informam sobre este fenômeno.

"INSTABILIDADE COM CHUVA, VENTOS INTENSOS E MAR MUITO AGITADO NO SUL DO BRASIL ENTRE SEXTA-FEIRA E DOMINGO: Formação de um ciclone extratropical no Litoral Catarinense.
Tempo fechado com chuva em SC, mais intensa e de forma mais persistente no leste do estado, em especial no Litoral devido a influência de um vórtice ciclônico em médios e altos níveis da atmosfera e a formação de um ciclone extratropical entre a tarde e noite desta sexta-feira. Vale salientar que este sistema não tem nada ver com o Furacão Catarina, mas vai provocar ventos intensos, que podem superar 100km/h entre Florianópolis e o Litoral Sul. No sábado a instabilidade e os ventos persistem, sendo bem mais intensa no Litoral Sul. O tempo melhora no decorrer de domingo, permanecendo apenas nebulosidade no estado e chuva isolada.

ACUMULADO DE CHUVA PREVISTO : Nas próximas 48h, o acumulado de chuva pode ultrapassar os 100mm, com risco de alagamentos, no Litoral Sul catarinense.

ATENÇÃO ESPECIAL PARA CONDIÇÕES DE MAR e VENTO: O Ciclone Extratropical, depois de formado, provoca rajadas de vento entre 80 e 120km/h ou até superiores entre o fim desta sexta-feira e o dia de sábado, especialmente na madrugada e manhã . Associado a estes ventos intensos o mar também fica de muito agitado a grosso com ondas de 4,0 a 6,0 metros e condições de ressaca.
Ressalta-se a importância do acompanhamento diário da previsão do tempo"

Então Máurio, antes de escrever em seu blog e falar na rádio informações incorretas, sugiro que obtenha um pouco mais de conhecimento sobre o assunto. Melhor para você e melhor para quem lê e ouve suas informações.
Não me leve a mal, mas isso é Fato.
Pois lembro que você criticou os boletins diários feitos por sites de surf. Critique, mas aceite ser criticado.

Lembrando ... Ciclone extratropical, não tem nada haver com Furacão como era o caso do "Catarina". O Catarina era sim um Fucarão , pois obtinha caracteristicas típicas do mesmo.
Ciclone extratropical é um sistema de baixa pressão, onde a medida que este sistema se desloca para o oceano, se intensifica e forma um ciclone extratropical(possui uma formação ciclonica devido a força de coriolis "movimentação da terra") lembrando que o ciclone extratropical é um sistema de baixa pressão muito intenso, sendo que no seu centro, a pressão tem uma média de 1000hPa. Na borda do ciclone gera ventos intensos podendo ultrapassar os 100km/h.
Para acompanhar o fenômeno sugiro olha uma imagem de satélite.
http://weather.msfc.nasa.gov/GOES/goeseastfullir.html Perceberás nitidamente o fenômeno.


Obrigado pela compreenção.
Um forte abraço.

Maurio Borges disse...

Oi Pedro, tudo bom!
Em relação as tuas críticas, são sempre bem vindas, afinal elas nos fazem evoluir.

Te informo que desde a passagem do "Catarina" existem divergências de opiniões de "gente especializada" no assunto se o fenômeno foi um ciclone ou um furacão, inclusive houve um simpósio meses depois para uma definição sobre o caso.

Naquela oportunidade conversei por telefone com o Ronaldo Coutinho do Climaterra, passando a ele meus dados. Pouca gente soube, porém antes do Catarina chegar ao litoral de SC, foram 13 dias consecutivos de ventos sul-sudoeste, moderados, logo no clarear do dia. Nunca, nesses 20 anos que trabalho como surf-reporter havia observado uma sequência de tantos dias com ventos soprando principalmente de sudoeste. Aquilo me impressionou. Tenho os boletins anotados diariamente em agendas e posso te apresentar.

Em relação aos ventos fortes desse sistema de baixa-pressão, pude vêr pelo cptec e também pelo Climerh que os ventos podem chegar nas rajadas a 100km/h em alto mar. Foi o que divulguei na rádio e postei no blogue. Se os ventos estiverem acima dos 119 km/h aí sim, pode ser considerado furacão de força 1.

Em relação as condições do mar, estão batendo. Basta dar uma olhada no Waves, na foto da Vila-Imbituba dessa manhã. Ondas de 2,0m lá fora. E a previsão é que vai subir.

Foi o que falei no rádio e postei no blogue.

Um abraço!
MB

Anônimo disse...

Obrigado pela atenção Máurio!
Com relação ao Catarina, foi sim um furacão, isso já foi comprovado por todos os centros meteorológicos inclusive os centros americano. Em 2005 ocorreu um Simpósio referente ao Furacão Catarina, onde todos os centro afirmaram que realmente era um Furacão.

Sua fonte de informação não é nada adequado, para ficar ciente, o Ronaldo Coltinho, não é meteorologista, e sim, apenas um agrônomo se aventurando em terras desconhecidas, exercendo a profissão ilegal. Qualquer hora ele leva uma rasteira. Sugiro obter informações de fontes seguras, e não de um cara que quer obter fama com sensacionalismo.

Com relação aos ventos, se tiveres um pouco de conhecimento em meteorologia, deves saber que os ventos saiem do sistema de Alta Pressão em direção ao sistema de Baixa Pressão. No caso do Catarina (Que não deixa de ser uma baixa pressão muito intensa) como ele estava no Mar, e o um sistema de alta pressão no continente, Gerava ventos que saiam do continente em direção a baixa pressão. Essas alterações da direção dos ventos vai depender da posição dos sistemas alta e baixa pressão.

Não leve a mal Maurio!
Foi apenas uma crítica construtiva.
Espero ter ajudado em pró ao surf!

abraço e boa semana

Anônimo disse...

nossa gente eu to de cara com vcs quanta ..desequilibrio ...e falta de enteresses ..vamos ser ao mesmos realista ok ...era sim um furação ;;de escala 1 ...eu nao sou nada nem tenho estudo de nada mas pelas informações..q escuto toda hora ...e vejo no mundo todo ...pelo amor De dEUS ..so um cego q nao via q era um furaçao ...mesmo assim ele sentia ..q era um furaçao..bjuss abraços ..e acho q vou estudar meteorologia ,kkk