quinta-feira, março 11

Não para de dar onda

Uma semana pra neguinho não ter do que reclamar. No domingo as ondas subiram ao longo da tarde influenciadas pela passagem de uma frente-fria de forte atividade gerada próxima a costa Sul do País. Nas praias de Garopaba e Imbituba, uma forte correnteza, e uma certa dificuldade para se manter no pico já era prenúncio de que a cobra iria mesmo fumar nos dias seguintes. Dito e feito.

Pelo menos por um dia o Hawai foi aqui.

Na segunda, o mar acordou agitado com ondas entre 3 e 4 metros. Na velha e boa Joaca, atrás do costão, esquerdas longas e manobráveis, serviram como pano de fundo para o fechamento da etapa de abertura do catarinense profissional. Algumas ondas da série eram rabiscadas pelos competidores – Gilmar Silva, o vencedor em foto do Basílio Ruy. Impossível não lembrar o lendário Hang Loose Pro Contest de 86.

Ao longo do dia os comentários eram sobre os picos alternativos. E eles estavam daquele jeito: Molhes da Barra da Lagoa, Lambe-lambe, Ponta Das Canas (mais ou menos), Forte, Pinheira (Palhoça) e Palmas (Gov Celso Ramos), foram a saída para quem estava a procura de ondas um pouco menores e uma arrebentação não tão sinistra.

Na terça, braços n’água e remada forte para escapar das séries que chegavam aos 3 metros, fácil, nas praias do lado Leste da Ilha. Joaca, Mole, Galheta proporcionavam belos momentos pra quem estava com equipamento certo. No Canto do Gravatá cinco duplas munidas de jet ski se revezavam no pico e vinham nas melhores. Praia da Vila, Silveira, Rosa Canto Sul também ofereciam boas condições para os mais tomados. Nas praias do litoral norte destaque para as direitas oceânicas na Laje do Jacque em Piçarras e as séries de até dois metrões na praia central de Balneário Camboriu.

Uma cena engraçada e outra inusitada.

A notícia de ondas tubulares do dia anterior da praia de Palmas se espalhou por toda cidade. Eram 6h30 da matina, o céu clareando e já havia mais de cinquenta surfistas n’água. Por volta das 8h já eram quase duzentos na bancada. Até Guga Kuerten apareceu por lá para dar uns drops e logo sentiu a força e o power dessa onda considerada a Puerto Escondido do litoral catarinense. Ao ser arremessado duma direita buraco, sua prancha novinha partiu-se ao meio como um graveto. Após emergir do caldo, ainda na área da arrebentação, envolto pela espuma branca da onda, Guga nos olha e do alto do seu bom humor dispara: Porra raça, “botaram” o olho!

Sabendo que o crowd iria beirar o insuportável, surfistas locais da praia de Palmas levaram foguetes e da areia intimidavam quem estivesse no outside. Nunca havia visto nada igual. O crowd dividindo cada metro cúbico de água e da areia foguetes pipocavam em direção ao outside enquanto a gritaria comia solta.

Ontem, quarta e hoje quinta-feira, o swell de sudeste/leste segue com consistência, porém as ondas já estão em declínio. A água do mar está clara e quente. Se amanhã o vento norte soprar, será hora de correr pra Guarda.

Fala baixo...

6 comentários:

Giu Ferreira disse...

poxa Maurio, "toca pra Guarda!?!?!?!"
Aí tu me arrombas neh ôh !!!!
Toca pra Joaca, moçambique, santinho que é tudo a mesma condição!!! Ah mais se tu falas Joaca, os caras vão te dar uma dura neh!!! e na Guarda vai levar dura tbm hein!!! ahahahaha (tô brincando irmão)
Valeu e boas ondas !!!

Surf4ever disse...

Maurio, quando fica uma calmaria aqui no Alohapaziada, eu sei que logo vem coisa boa! Show as duas postagens de hoje!
Essa do Guga deu de imaginar perfeitamente, que figura! Ainda bem que pra ele o prejú de quebrar a prancha é tranquilo...
Esse lance de foguete aí é pesado, lembro de ler no jornal que uma menina foi atingida por um no reveillon 2009 em Barra Velha, e ficou com sérias sequelas...
Na segunda-feira de manhã pude surfar e caí na Feiticeira, entrando lá pelo meio da baía, a coisa tava fumando como poucas vezes vi. Meia dúzia na água, pois o resto tava tudo lá onde já citastes no post, numa brigaceira. Séries cabulosas mesmo, mas as que abriam eram o que há. No final tomei uma série sinistra na cabeça e saí varrido, a coisa ficou feia pro meu lado, perrengue dos maiores da vida.
Abração,
Gustavo

Hugo Castro disse...

Porra taizéloko, nunca vi tanta gente na minha vida nos picos alternativos.. e isso em plena segunda feira ein... o que a raça não deve ter matado de aula e faltado serviço pra pegar esse swell... (sou mais um) uhahuauhha

Lmabe lambe segunda feira pela manhã tava clássico, direitas extrmanente perfeitas e longas com um leve terral acariciando as ondas, fui até a ponta das canas depois e vi um crwod do caralho disputando altas vala tb... até o Fia tava lá surfando e depois filmando seus filhos e a rapazeada local (pra pegar um arrego né.. uauha)...

Tinha altas mas não me dei mto bem não.. a crowd estava insuportável, fui pro forte e tava socadaço tb, depois voltei final de tarde e fui dar um confere no suvaco das cobras, tinha onda em todos os picos ali daquela região, tava massa, mas um crowd absurdo.

Até um tmepo atrás ainda eu pegava essas ondas um pouco mais "sussegado"... agora já era...

Até Palmas como citasse Máurio, e quase fui pra lá...

:s

Anônimo disse...

Segunda-feira, São Chico estava de gala. O pier da Petrobras quebrou perfeito como nunca: direitas e mais direitas, 1m na série, tipo JBay, emendando até a praia da Enseada, mais de 500m de onda. No Suimdouro, as ondas estava quebrando pra mais de um quilômetro da beira da praia e vinham perfeitas, dois metros, como uma pororoca, entrando na boca da Barra do Porto de São Chico. Até no canto da praia do Forte, onde começa a caminhada pro Sumidouro, deu onda, só direitas JBay tb, com até meio metrão nas séries. Na terça-feira, o pier tinha meio metrão na série demorada e o Sumidorou baixou pra 1m a 1,5m, ainda mais perfeito, e, desta vez, com os tubos alucinantes de sempre. Quase 200 na água tb, mas valeu muito, muito, muito a pena! Show de surfe!
Abraços, Armando.

Anônimo disse...

Hum,hum,hum barriga verde,dando uma caidinha e informando direto do front.É BÃO! No Cardoso, uma galerinha botou prá baixo.Mais ao sul,hum,hum,hum......abçs e saúde.
Castro

Felipe Siebert disse...

porra ainda bem queeu tava de longboard na ponta das canas... tazeloco ficar la no meio daquela cambada de maluco... os caras ficavam 5 segundos na onda e caiam, o resto ficava pra mim...

da graças a deus que aqui na ilha só eu surfo de longboard... imagina na gringa... 30 longboard na vala...