quinta-feira, março 11

Atalaia, legalize!

Dizem as más línguas que nos anos 70 uma turma da pesada mandava prender e soltar no pico do Atalaia. Segundo alguns comentários, eles infernizavam mesmo. Tocavam o terror. E estórias não faltam; de pedras atiradas na água, de brigas, verdadeiras porradarias na areia, e até de carros que foram jogados das pedras no mar... Tudo para intimidar os atrevidos forasteiros.

Não querendo fazer aqui o papel de advogado do diabo, mas cá entre nós, existe muito folclore em todas essas estórias. Esses caras que aparecem nessa foto, tirada em 1982 eram de uma outra turma, digamos, mais gente fina.

É evidente que o localismo sempre foi muito forte no pico do Atalaia, mesmo após essa troca de guarda e da chegada de novas gerações de surfista. Hoje a coisa por lá está muito mais amena, em relação as décadas passadas, inclusive com os membros da associação local desenvolvendo uma política de boa vizinhança e organizando eventos abertos. No ano passado estive no Oakley Pro Junior e pude sentir essa mudança de ares ao trocar umas idéias com a galera local.

Pois nessa semana de março - de muita onda pelo litoral catarinense - um fato curioso aconteceu e me foi contado, as gargalhadas, por um dos protagonistas. Policial federal, surfista nas horas vagas, foi com outros amigos, também policiais surfistas, pegar umas ondas e se divertir na praia de Navegantes. Depois do surfe, já de cabeça feita, resolveram passar em Itajaí para apenas conferir as famosas esquerdas da Atalaia. “A nossa intenção era apenas ver as esquerdas quebrando, comentou..." Porém, ao estacionarem os carros, com as pranchas no rack, foram logo intimados por alguns surfistas locais.

Vocês aqui não vão surfar, bradou um. Outro, mais afoito ainda gritou: s’embora pra Ilha seus haoles, seus cuzões!

Os policiais surfistas, se entreolharam e, sem perder muito tempo, apresentaram a carteirinha da Federal. A correria foi grande. Armados, os policiais colocaram a galera, cerca de vinte pessoas, deitadas no chão e no chão mesmo, todos receberam “aquela” geral.

E a dura foi grande. No final das contas, com os ânimos menos exaltados de ambos os lados, os surfistas locais "educadamente" convidaram os surfistas policiais para surfarem no pico. Eles gentilmente agradeceram, mas não quiseram pois já estavam cansados do banho em Navegantes e afinal já era tarde, mas deixaram claro que um dia irão voltar. E vão, segundo me confidenciou, podem acreditar...

7 comentários:

Hugo Castro disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

muito boa...

Pra vê se esses tolos se ligam...

Anônimo disse...

mais um "causo" do Atalia!!! na época que estudei na UNIVALI, vi neguinho correndo pelo bairro fazenda de prancha em baixo do braço com uns 20 atrás pra dar porrada!!! e também vale lembrar que tem Policial Militar de Itajaí que é "Local" casca grossa lá nos moles!!! mas acho que a PF pode resolver isso!!! hehehehe

Miguel Furghestti disse...

Falando em brigas por disputa de algumas ondinhas haha, quem se interessa mais pelo assunto pode assistir o filme "Bra Boys", eu não cheguei a ver inteiro, mais ele relata umas histórias em uma vila na Austrália se não me falha a memória, onde a porradaria rolava solta, desde pedaço de pau, garrafada e até tiro.
Com direitos a gravações e tudo, e claro, muita MUITA onda.

Chico Costa disse...

Certa vez... qdo eu tinha 18 anos em 1989, eu e dois amigos chegamos cedão em Atalaia e depois de uma meia hora na água... parou uma Marajó bege nos molhes com dois caras... um deles entrou na água e mandou nós embora... quisemos discutir e o outro que estava na Marajó, mostrou uma arma e disse que o último que discutiu ali, foi embora com o carro apedrejado!!! Fomos embora quietinhos.... hehehe

Anônimo disse...

esse fato te foi contado um pouco errado, não deram geral em ninguem, e não eram 20 pessoas e sim apenas 04 cabeças..só latiram com uma arma na mão..a PM de itajaí chegou e ainda tirou onda deles..disse q aqui é assim mesmo..bando de PF pela saco, nem cairam, e se um dia voltar e cair, o carro deles será incendiado..placa de floripa aqui ta sujo..nem vem mané FDP..

Anônimo disse...

Puta merda esses caras se deram mal...imagina que a PM vai falar para os federas que eles são pela saco, so a diferencia de salário é mais de 5 mil, fala serio...E outra esses caras do atalaia tem que ser afogados em sua arrogacia, pq hj n se faz mais localismo brigando e sim dentro da água "remando". Ai, para galera do atalaia um salve dos federas...hahahahahaha

Anônimo disse...

Realmente é uma mentira, os caras folgaram, no final das contas OS PMS daqui chamaram esses PF de haoles também e ninguem convidou ninguem pra cair.
Eles chegaram abusando do poder, querendo intimidar e sairam fora numa boa.
MÓ MENTIROSO ESSE TEU AMIGO HEIM MAURO, querendo contar vantagem...
me admira você, falando essas coisas sem verificar a fonte, triste!