sábado, março 21

Domingo no Fantástico.



Nesse domingo o programa Fantástico, na Globo, lança uma nova série sobre as mudanças climáticas. “Vozes do Clima” será apresentado pelo ator Marcos Palmeira. O documentário que será apresentado em episódios conta com a participação do Greenpeace. Aproveite e assine a petição para o governo brasileiro reduzir a emissão de CO2 com atitudes realmente efetivas.

4 comentários:

Hugo Castro disse...

Há o que se discutir a respeito de "aquecimento global", mudanças climáticas é um outro assunto e faz parte do ciclo natural do nosso planeta.

Questões a serem questionadas:
Quem nos trouxe a tona esse assunto de aquecimento global? há quanto tempo nos é falado isso?
que países tomaram a frente em difundir essas idéias?

Vivemos em comunhão com a natureza ou nos prendemos dentro de nossas cidades em ilhas de calor?

Aquecimento global ou aquecimento local?

A verdade é que muita coisa precisa ser discutida a respeito, há muito interesse dos países desenvolvidos em freiar o desenvolvimento dos países emergentes colocando a culpa no suposto aquecimento global para que diminuam a emisão do suposto gás poluente CO2, que para os que sabem esse gás não tem nada de poluente é um gás natural e faz parte do ciclo da vida. O principal vilão do "aquecimento global" se é que isso exiete, é o vapor dágua que junto com outros gases poluentes formam uma grossa camada bloqueadora dos raios gama ocasionando o efeito estufa. Até que ponto podemos afimrar que isso é que ocasiona o aquecimento da terra? não existe nenhum estudo comprovado em relação ao tempo e também em relação ao clima numa escala global. Envolve muito mais coisas e estudos detalhados do que o aumento da temperatura nas cidades. O homem dentro do tempo geológico da terra não representa tempo algum. Os estudos sobre clima e tempo então... começamos a realmente estudar o clima com mais técnica a partir da metade do século 20, não temos estudos detalhados e nem pesquisas sobre como era o clima nas cidades e no planeta antes disso. O que temos é registro de grandes catástrofes, perídos de grandes secas, períodos grandes de chuvas e períodos de frio intenso, nada mais nada menos do que vemos hojê noticiados nos meios de comunicação. Um pouco mais de 50 anos para nós seres humanos afirmar qualquer coisa sobre mudança climática dizendo que vai esquentar ou esfriar é algo utópico. Podemos dizer que o tempo está mais quente agora no verão.No inverno volta a esfriar e daí? a temperatura esse ano não bateram as temperaturas do ano passado no verão. Tempo é diferente de clima.

Então quer dizer que o homem não precisa fazer nada em relação a natureza, pode continuar aprontando das suas?

Não, não pode mesmo a não ser que o homem queira sumir desse planeta, mas nós não iremos destrui-lo, a natureza é muito maior que nós e como tantas outras espécies e já foram extinguidas antes, para o planeta terra não será muito dificultoso extinguir o homem.

Preservar sim, mas nada de alarmismo, precisamos saber bem que empresas estão por trás de toda essa idéia que nos foi vendida e separar o joio do trigo. Que imagem lhe vem na cabeça quando lhe falam em aquecimento global?

é aquela velha fábrica né, cheia de chaminés soltando "CO2" para todos os lados, aquela velha fábrica e indústria que os países subdesenvolvidos não podem ter mais, porque estão poluindo o planetaa.

Maurio Borges disse...

Oi Hugo, interessante o teu comentário que valeria um post. Concordo com algumas de tuas considerações, porém acredito que o pessoal do Greenpeace deva ter material e informações abrangentes sobre as transformações causadas pela presença do homem no planeta. Que mudanças abruptas no clima na Terra estão acontecendo, e que o homem vem acelerando esse processo de degradação, disso não tenho dúvidas. Abração. MB

Hugo Castro disse...

Poizé Máurio acho que vou botar esse comentário lá no meu blog mesmo, faz tempo que não publico nada por lá. heheh

quanto ao grupo greenpeace não posso afirmar nada também mas uma coisa é certa por todos os estudos e levantamentos que eles tem ainda sim serão insuficientes para afirmar qualquer coisa sobre mudança climática de grandes proporções e em formas de catástrofes. O Homem em cima do nosso planeta ocupa uma pequena parte e o que realmente regula o clima no nosso planeta é o oceano que em área é mutio maior que a terra. Nós é que vivemos no inferno no meio da selva de pedras. A temperatura em uma cidade é muito mais elevada do que a temperatura no mesmo município só que dentro de uma floresta por exemplo.

O que é datado de estudo antigo geólogico é que se sabe que a terra passa por perídos de resfriamento e períodos de aquecimento. Pela escala do tempo geólogico nós estamos é exatamente no período de resfriamento do planeta. Esse aumento que se ve nas temperaturas pode ser nada mais nada menos que a parte reta de um degrau da escada que tende a descer. O homem vive há mto pouco tempo em cima desse planeta, não representa nada como já mencionei antes e se for pegar os estudos de clima então, eles não representam nem milionésimos de segundos de todo o tempo de existência de nosso planeta.


Não sou nenhum expert no assunto, longe de ser, mas me interesso muito e mudei minha visão sobre o assunto com algumas palestaras que assisti sobre e com as cadeiras de climatologia que fiz na faculdade.

Abração Máurio.

Hugo Castro disse...

só completando para não parecer que apoio as coisas que o homem vem fazendo com a natureza e que nada precisa ser feito em relação a isso. Eu enfatizei no meu comentário o clima, mas sei que toda a degradação ambiental causada pelo homem não só nos afeta de alguma maneira como também é responsável pela extinção de algumas espécies,poulição de mares, rios e bacias e tantas outras coisas, mas como já tinha comentado antes a naturza da um jeito de dar um bico na bunda desse bicho homem que chegou no pico agora e já quer sair cantando de galo. hahah