sexta-feira, março 13

Surfers Goodbye?

Deu na BBC Brasil.

O volume de emissões de CO2 está gerando um processo de acidificação dos oceanos nunca registrado desde os últimos 65 milhões de anos, quando os dinossauros habitavam o planeta.

O nível de acidez nos oceanos tem alcançado níveis “perigosos”, que podem provocar a extinção em massa de parte considerável da vida marinha, especialmente ostras e lagostas.

A conclusão é de um estudo de cientistas da Universidade de Bristol, Inglaterra. O processo de acidificação nos oceanos, resultado da mistura química de dióxido de carbono com a água, é uma preocupação crescente nos meio acadêmicos e será um dos grandes assuntos no encontro de pesquisadores do clima, em Copenhagen, Dinamarca.

Quando era moleque, lá pelos 14, 15, 16 anos, ganhei de presente uma camiseta com uma estampa gigante nas costas com a imagem do planeta Terra (dando destaque para o azul dos oceanos), e uma mensagem em inglês que dizia assim:

SURFERS GOODBYE?
A vida nos oceanos está morrendo. E nós surfistas iremos desaparecer.
Think about It! Ou em bom português, pense sobre isso...

Acho que foi a primeira tradução que fiz na vida olhando no dicionário da enciclopédia Barsa, palavra por palavra, para tentar entender o que estava vestindo. Aquilo definitivamente me marcou. E pra sempre.

2 comentários:

Surf4ever disse...

Sinistra essa Maurio.
Agora, acho que a raça pensou, pensou, pensou, e quase ninguém fez e faz nada. Inclusive eu.
Tem muita entidade fazendo alguma coisa (Sea Shepherd, Greenpeace, etc), mas parece não ser suficiente, porque o $$$ empre fala mais alto e os grandes poluidores não querem saber de futuro, pra eles o futuro que se f*%@! Não há dúvida que o futuro é cabuloso. As próximas gerações estão fu..., cada vez mais próximas do caos. O aumento dos ataques de tubarão também têm a ver com as mudanças que estão ocorrendo com os oceanos por causa da ação humana. Muito triste.
Falou, abraço,
Gustavo

Anônimo disse...

Assista aos documentários Zeitgeist e Addendum na internet para entender um pouco o por quê disso tudo...