terça-feira, dezembro 2

O diabo do vento Súli...

Já deu uma conferida nas condições do mar para esse meio de semana? Eu dei. E pude notar que o mar vai estar agitado. O vento sul que chegou de forma antecipada nessa manhã de terça-feira deve soprar forte nas próximas horas.

Então, nada de sair pra pescar e mergulhar. Vai ser bom pro pessoal do velejo. A previsão é de mar grosso. O vento sul tão aguardado nesses últimos dias chegou prá mudar o comportamento do tempo e do mar, isso sem falar na mudança de lua também.

A ondulação já está na transição virando de sudeste para sul. A água do mar hoje pela manhã estava bem mais clara e com a temperatura mais agradável em relação aos últimos dias. E esse vento sul deve dar uma limpada no céu e mandar toda essa úmidade (nebulosidade) que segue impregnando há dias pra bem longe daqui.

Para quarta-feira a altura significativa do swell será de 2.53m. Nas praias as ondas devem alcançar 1,5m de face com o período oscilando entre 9 e 10 segundos. Mar subindo mas ainda de forma desarrumada.

Na quinta-feira, dia 4, as ondas sobem ainda mais. A altura significativa passa para 3,58m. Ondas acima dos 2,0m com período subindo para 11 segundos. Ondas desarrumadas nas bancadas.

A sexta-feira será de ondas por tudo que é lado, já que o swell deve continuar forte em toda costa sul e sudeste brasileira. A altura significativa das ondas caí para 3,34m, o período se mantém estável em 11 segundos e o vento sul começa a diminuir de intensidade e o mar a se ajeitar.

No sábado os ventos correm pro mar e a ondulação vira novamente para sudeste. No domingo os ventos sopram do quadrante norte e a ondulação fica bem de frente. Isso é muito bom. Não arrume compromissos, vai dar onda boa!

Reza a lenda aqui na Ilha que o Vento Sul ou se preferir “Súli” é o “Diabo” que está na área e, vem para incomodar. E quando ele chega, geralmente vem de forma arrasadora e destruindo tudo que encontra pela frente. Os mais velhos, o pessoal das antigas, moradores da Lagoa da Conceição, autênticos ilhéus, contam que o vento sul é o diabo disfarçado abanando o rabo.

Então é hora de fechar portas e janelas. O vento súli está na área. Cuidado com o rabo do danado...

Nenhum comentário: