segunda-feira, junho 30

Das antigas nº 1...

Ainda da série “Recordar é viver” aqui no Alohapaziada, que apresenta em doses homeopáticas histórias dos antigos campeonatos e festivais de surfe, consegui material “esse bem das antigas”, publicado na já falecida revista POP, sobre o celebrado “1º Torneio Gledson” que rolou no final dos anos 70, mais precisamente em 76, na praia da Atalaia (a onda proibida) de Itajaí.

O campeonato contou com 110 inscritos e os destaques foram os cariocas Daniel Friedman, André Pitzalis e o então moleque, de apenas 12 anos, Jefferson Cardoso. As ondas é que não apareceram naquele fim de semana nublado.

No domingo, os organizadores levaram a competição para o outro lado dos molhes. A praia de Navegantes também não apresentava uma boa condição, porém foi na praia do Centro em Navega que o título foi decidido.

Um grande público, estimado em 3 mil pessoas prestigiou as baterias finais. A torcida esperava uma vitória tranqüila de Friedman, mas quem roubou a festa e acabou faturando o 1º Torneio Gledson foi o paulista Paulinho Tendas.

Quando o resultado oficial foi divulgado, após farta distribuição de brindes do patrocinador, Paulinho continuava na água arrepiando. Pela vitória, Tendas recebeu de prêmio uma passagem aérea de ida e volta ao Hawaii. Já Friedman com o segundo lugar ficou com um triciclo Honda.

Encerrado o torneio, a organização preparou um tremendo luau. Na festa, muitas frutas devidamente devoradas regadas a muito ponche e a luz de três enormes fogueiras.

Para matar a curiosidade e saber um pouco mais é só clicar na foto. Aproveita e dá uma olhada no "style" do calção do negão...

Nenhum comentário: