
O lugar era, então, uma encruzilhada cultural, um verdadeiro caldeirão de surfistas e outros doidões, onde a maluquice era a norma. A atmosfera de liberdade compartilhada por, gangs, drogas, hippies e pranchas de surfe foi muitas vezes descrita como “selvagem e fora da lei”. E foi nesse cenário confuso que um esporte profissional começou a engatinhar.
Entra em cena um grupo de audaciosos surfistas australianos e sul africanos que entendiam o surfe como esporte embora poucos assim o considerassem. A jovem “gang” era constituída por seis indivíduos: Wayne ‘Rabbit’ Bartholomeu, Peter Townend, Mark Richards, Ian Cairns (australianos) e Shaun e Michael Tomson (primos da África do Sul). Todos os seis provenientes de picos sensacionais onde, desde a mais tenra infância, vinham afiando seus drops.

O único problema era, bem… ninguém conhecia esses caras. Por isso, cada um deles precisou assumir alguns riscos para ter seu valor reconhecido. E, para isso, a única maneira que conheciam era surfar mais agressiva e irresponsavelmente, tentando, dessa forma, atrair as lentes dos poucos fotógrafos que vagavam pelas praias em busca da capa de alguma revista. O plano deu certo. No final da temporada de 74, a “gang” estava no mapa. Seus componentes não venceram qualquer campeonato (mesmo porque sequer foram convidados a participar), mas, mesmo assim, seus nomes já eram notícia.


Quando Rabbit retornou ao Havaí no inverno, nenhuma comemoração ou homenagem, coisas com que ele já vinha se acostumando, o esperava. No Havaí, estes insolentes artigos deixaram os locais fervendo e a “gang” logo pode provar um pouco do vapor emanado. O que deveria ser uma temporada de vitórias e celebrações, rapidamente transformou-se em meses de ameaças de morte e violência.
Quase todos os membros da gang provaram um pouco do calor North Shore, seja na forma de ameaças ou até pelo banimento. Rabbit teve um dente quebrado e por pouco não foi afogado. Todas as memórias da temporada anterior foram apagadas e o sonho da “gang” de se transformar em uma equipe de profissionais foi desintegrado.
No entanto, depois de muita conversa, um tratado de paz foi concebido sob a benção da lenda Eddie Aikau e sua família. Após a reconciliação, australianos e sul africanos reconquistaram a permissão para surfar livremente no North Shore. Ao mesmo tempo, estavam adiantados os planos para um World Tour que iria eventualmente coroar o primeiro e autêntico campeão mundial de surfe.
E durante os seguintes sete anos, a “gang” dominou o esporte. Peter Townend, Rabbit Bartholomew, Shaun Tomson e Mark Richards se tornaram os primeiros profissionais campeões mundiais. Driblando todos percalços e adversidades, o surfe encontrou seu caminho e invadiu de vez cultura pop.
O desenvolvimento da multimilionária indústria do surfe, ocorrido nas décadas seguintes, e organização da incrível World Tour, que visita os melhores picos do planeta e é acompanhada por milhões de pessoas pela TV ou pela internet, devem ser diretamente atribuídos a estes surfistas que abandonaram tudo para perseguir um sonho. “Bustin’ Down the Door” é a história da “gang”, contada a partir dos olhos e palavras de quem a viveu.
6 comentários:
Daí Máurio, parabéns pelo texto sobre o filme, tá muito legal e completo.
Sobre o "Descobrindo a Barra Sul", não botei fé nos comments de alguns figuras por aqui. A parada é divulgada em tv, jornal, etc, e os caras vêm reclamar da divulgação aqui no Alohapaziada. É cada um que aparece, hein?
Abração,
Gustavo
P.S - PC Gusmão, faça alguma coisa, irmão!!!
Fala Gustavo.
Na verdade o texto do post acima é uma tradução livre que está no site oficial.
Em tempos de Macintosh quem sabe um PC possa nos salvar...
Aquele abraço
MB
Só faltou explicar o título do filme pra rapaziada e o que isso custou para o autor da façanha, ou seja, o próprio Rabbit.
aonde eu consigo esse video??
Legal essa matéria!!
A história é uma riqueza e nunca deverá ser perdida.
abraço Maurio!
" desenvolvimento da multimilionária indústria do surfe, ocorrido nas décadas seguintes, e organização da incrível World Tour, que visita os melhores picos do planeta e é acompanhada por milhões de pessoas pela TV ou pela internet, devem ser diretamente atribuídos a estes..", ou seja, os caras que arruinaram o surfe.
Postar um comentário