sexta-feira, julho 11

Lar, lixo mar...

Sabe-se que uma imensa mancha de lixo passeia pelo oceano Pacífico, com duas vezes o tamanho do território dos Estados Unidos com 100 milhões de toneladas de lixo a deriva. Apelidado de “sopa de plástico”, esse lixo é composto por 90% de detritos plásticos, que flutuam entre a superfície e o fundo do mar, sumindo ao rasteio de satélites, asfixiando os oceanos.

Segundo os pesquisadores do Greenpeace – os detritos estão agrupados a cerca de 900 quilômetros da costa da Califórnia, onde alcança o Hawaii e se estende até quase o Japão.

Estudos mais recentes sobre a saúde dos oceanos mostram que, além da sopa de plástico, há outros graves fatores de deterioração causada pela interferência humana.

Os mares sofrem com o surgimento das “zonas mortas” causadas pelo esgoto doméstico, os dejetos do abate do gado e lixos industriais, despejados de forma criminosa, o que promove a proliferação de algas, ameaçando outras formas de vida.

As algas, quando mortas, são degradadas por bactérias, num processo que consome grande parte de oxigênio da água, promovendo assim forte desequilíbrio ambiental. O detalhe é que há 50 anos havia três zonas mortas no mundo, hoje são 150...

Fonte: Revista Alma Surf/45.

Um comentário:

Anônimo disse...

é triste saber que existe tamanho descaso com a vida...