terça-feira, junho 3

Ondas visíveis...

Um novo ciclone extra-tropical está se formando na região Oeste de Santa Catarina e deve se deslocar para o litoral nas próximas horas. Já estamos com tempo instável, condição de chuvisco, e o aviso é de ventos fortes.

A previsão é que o mar volte a subir nessa quinta-feira, dia 5. O meio de semana será de mar agitado em toda região sul e sudeste do Brasil. Se o mês de maio foi excepcional – deu boas ondas em tudo quanto foi lugar – o mês de junho chega com a perspectiva de mais ondas.

Pra quem acompanhou os noticiários e os boletins nos principais sites, Itaúna em Saquarema, São Conrado e Grumari no Rio de Janeiro, Maresias em São Sebastião, Joaca em Floripa e a Vila em Imbituba, ofereceram ótimas condições pra quem teve tempo livre e disposição para encarar as maiores. Até as longas esquerdas de Regência no Espírito Santo foram documentadas.

Foi uma overdose de fotos de ondas perfeitas, line up vazios, de tubos, direitas e esquerdas clássicas fotografadas (Acima: Praia Grande, Arraial do Cabo, foto: Luis Blanco) em diversas praias da costa brasileira. E como têm novos fotógrafos!

Sabemos que nos faltam bons fundos, bancadas de pedras, ondas em condição de points e reef breaks. Mas uma coisa é certa: Não pára de dar ondas e o grande lance é se divertir com o que temos nos nossos beach-breaks.

Através da internet temos a oportunidade de conferir belos momentos Brasil afora. Antigamente ficávamos só com vagas notícias que deu boas ondas aqui ou acolá, mas sem a comprovação.

Nossas revistas também nunca foram de estampar em suas páginas momentos clicados em nossas praias. Os editores sempre deram de ombros. Até que enfim que agora nossas ondas estão se tornando visíveis! Um brinde à internet...

Um comentário:

Hugo Castro disse...

Nossas Ondas vísiveis!

falando abertamente da mídia "internética surfística" posso dizer que entro em tudo quanto que é site especializado aqui do Brasil, pricipalmente os que oferecem boletins. O que pude notar nesses últimos meses é justamente isso mesmo, matérias e um grande acervo de belas fotos ao redor do Brasil, podemos ver boas ondas de norte a sul. Minha indagação é a seguinte, porque o waves parece dar mais valor a ondas da região sudeste do que do restante do País? tudo bem que em São Paulo e Rio rolaram ondas boas nesse último mes também, mas sei lá.. na Bahia rolaram ondas épicas em diversos picos e só publicaram o Farol... Rolou altas no moçamba no meio de maio e eles nem citaram.. sei lá, mas quando é onda do RJ ou SP sempre dá a imprensão que foram mais classicas, as mlehores, as maiores... Só sei que de todos os sites o que mais valoriza nossas ondas em um contexto geral é o camerasurf, apesar das matérias serem mais limitadas e não ter tantas imagens boas. Enquanto a maior revista do ramo fica publicando qual será a onda mais pesada do País, apontando para Itacoatiara (RJ) e com certeza não é, porque uma onda de fundo de areia raramente vai ser mais pesada que uma de fundo de pedra por exemplo, como Ilha dos Lobos e Laje de Jaguá... mas enfim.. valeu esses últimos meses, gostei de abrir os sites e ver diversas ondas perfeitas sendo documentadas no nosso litoral.. na contra-mão do jargão que no Brasil não rola onda boa.