sábado, agosto 18

Somos os "reis" da Segundona...

Até julho de 2007, 42 surfistas brasileiros conquistaram um total de 109 etapas do WQS. Foram 65 vitórias em território nacional e 44 no exterior nos seguintes países: Chile, Espanha [3], Peru [5], Portugal [5], Uruguai [3], Argentina [3], Austrália [3], Japão [5], França [5], Inglaterra [2], Estados Unidos [2], África do Sul [4], Equador e Maldivas.

De 1992 quando a ASP criou as duas divisões, até 2006 foram realizados 646 eventos válidos pelo World Qualifying Series – sendo 88 disputados no Brasil.

Em 2007 serão mais 42 etapas, 5 aqui no Brasil: Hang Loose Pro Contest em Noronha, Costão do Santinho, Gatorade Pro e o Maresia Pro, em praias pelo litoral de Santa Catarina, além do Onbongo Pro Surfing em Itamambuca em Sampa - totalizando 688 campeonatos pelo mundo em 15 temporadas, 93 no Brasil.

Pense rápido e responda: Qual o(s) surfista(s) brasileiro que mais venceu etapas no WQS? O Blogue Surfe Catarinense é sem dúvida o maior arquivo de dados brasileiro na grande rede com informações sobre as competições around the world. Tá tudo lá...

2 comentários:

Surfe Catarinense disse...

Valeu Máurio! Alguns adendos: são dois recordistas, com nove títulos QS cada; um é o único tricampeão nacional; e o outro é o único brasileiro que já venceu duas etapas do CT.

Surfe Catarinense disse...

Aliás vi dia desses uma edição da Inside de 1997 em que o Júlio do Goiabada fez uma análise dos top 44 e escreveu que o Neco era o fim daquela história de que brasileiro não sabe surfar onda grande e boa e etc. Na pesquisa achei pelo menos duas vitórias dele - no CT de Hossegor em 2002, com ondas de 6 pés, bateu o futuro campeão mundial Andy Irons na final; e num QS 4 estrelas em Newcastle, com 8 a 10 pés de onda - q confirmam essa idéia.