segunda-feira, maio 7

Qualquer semelhança é...

O mês de maio começou movimentado. Quando pensei em escrever sobre o período da pesca da tainha que acontece de maio a julho aqui no litoral catarinene, encontrei um texto bacana do Gustavo Otto no surf4ever.

Três dias atrás pensei em escrever sobre os artistas do surfe. Gente que gosta de passar o astral que envolve o mundo das ondas para as telas, papel, camisetas, paredes e pranchas. Ia, inclusive, citar de exemplo os simpáticos blogues Wavetoon e Toratoon. Mas num piscar de olhos lá estava o Wavetoon como destaque no Tracks. Que gente rápida, não?

Murilo Graf é um dos artistas mais talentosos que conheço. Surfista veterano é dele o desenho (aí no topo) do Alohapaziada. Acho que as grandes marcas do segmento poderiam utilizar os serviços desses profissionais para desenvolver suas novas coleções.

A revista Hardcore tem estampado ultimamente em suas páginas alguns desenhos desses verdadeiros artistas que conseguem captar toda a essência do surfe abrindo a oportunidade de novos negócios e concepções.

Eu, particularmente, não consigo ver a mínima graça nessa "tendência" que hoje impera nas coleções de roupas das principais marcas de surfwear. São bermudas furadas, remendadas, camisetas grafitadas, sujas, bordadas com estampas gigantescas e geralmente cafonas. O pior é que todas as marcas estão copiando, e mal, o estilo "gringo" da Quiksilver International.

Moda surfe associada às coisas da noite? Taí mais uma típica demonstração da visão míope dos empresários tupiniquins sem areia salgada nos pés... O que funciona lá nos "istaites" não necessáriamente cabe para os nossos padrões tropicais. O surfe não é noite. Surfe é dia, praia e sol.

Pensem nisso...

5 comentários:

Alexandre Flores Torrano disse...

é isso aí Maurio...good day sunshine!

Anônimo disse...

Ai Maurio, acho que devias sim falar da pesca da tainha, agora é proibido surfar? e o acordo das bandeiras?,todos sabem que com ondas de mais de 1m as tainhas não vem pra praia,será que num dia bom com 1,5 no morão ou lá no mocambique vai aparecer os "homi" pra apreender minha prancha? fala ai que tu és a voz mais respeitada do surf na ilha. Um abraço irmão.

Anônimo disse...

Concordo com o Aran, "tece" o seu comentário sobre a pesca da Tainha, mesmo que já tenham postado... Vamos abrir um leque de discussões.. abraços... muito surf!

Anônimo disse...

Daíhapaziada,

Na verdade o Maurio já "teceu" o comentário dele sobre a pesca da Tainha.

Tá aqui ó:
"Ouro puro para os ouvidos"

Tem também o texto da lei em vigor. Estão todos convidados a expressar as suas opiniões por lá também.

Valeu aí a citação, Maurio!

Abraço,

Gustavo

Anônimo disse...

Foi mal aí, copiei o link errado!

Aqui está o correto:

"Tainha na área"

Foi mal aí!