sexta-feira, agosto 29

Da varanda...

O tempo voa. Acho que já disse isso por aqui outras dezenas de vezes. Mas, não tem jeito. Os dias realmente estão passando numa velocidade incrível. Não é que já vai dar um ano...

Estive no ano passado no Gatorade Surfe Classic, etapa do WQS em São Chico. E foi para minha surpresa, um dos melhores campeonatos que já presenciei nesses mais de 20 anos cobrindo competições Brasil afora. Em alguns momentos lembrava os antigos festivais da década de 80, tal o entusiasmo do público presente na praia.

A cidade de São Francisco do Sul nunca antes havia recebido uma etapa do circuito mundial. A novidade fez surgir gente de todos os cantos. Turistas de cidades vizinhas também apareceram por lá.

No final de semana em alguns estabelecimentos chegou a faltar comida e bebida. Os organizadores aproveitaram o feriado de 7 de setembro e promoveram dezenas de festas, e na noite, os bares da orla botavam gente pelo ladrão.

Nada como o frescor da novidade. Coisa que já não se vê em praias tradicionais, “saturadas” de competições de fim de semana. Seja em Maresias em Sampa, Prainha no Rio, ou mesmo Joaca e Mole em Floripa, os campeonatos, parece, que perdem o brilho.

Lá na Prainha de São Chico, nos finais de tarde, a molecada empolgada, esperava seus ídolos sair d’água na busca por um autógrafo. As meninas, arrumadas, caminhavam pelo calçadão colorindo ainda mais o cenário. Não havia nada melhor pra se fazer...

A competição que aconteceu de forma isolada no calendário da ASP e de poucas estrelas infelizmente não empolgou os gringos. A maioria preferiu descansar após uma perna européia desgastante. Os brasileiros que não tinham nada haver com essa história tomaram o evento de assalto. Parecia um “Brasileirão” com status de internacional.

E foi da varanda da casa do meu camarada Ni, sócio proprietário da fábrica de pranchas Pro Ilha, que acompanhei o dia a dia de uma etapa brasileira no Tour, com ótimas ondas e a vitória inédita do carioca Eric de Souza, com Willian Cardoso em segundo, Heitor Alves em terceiro e o paraíba Fabinho Gouvea em quarto.

Semana que vem estarei lá. E da varanda vou ficar só de olho...

Nenhum comentário: