quarta-feira, agosto 2

Política é pra quem não pega onda?

Se você viveu o surfe no final dos anos 80 início dos 90, deve lembrar de uma campanha institucional da falecida marca carioca Cristal Graffiti veiculada durante algumas edições na revista Fluir.

Nela, Ricardo Tatuí aparecia manobrando numa marola qualquer, numa praia qualquer. No topo da página uma mensagem. Dizia o texto: “O grande lance é praia. Praia e surfe. Política é pra quem não pega onda”.

O anúncio na época estava associado às eleições presidenciais. Era o surfe invadindo a praia da política. Original ou uma grande babaquice?

Alguns leitores mais exaltados comentaram que a “propaganda” era negativa para a imagem do surfe, pois mostrava mais uma vez que o surfista continuava alienado, desinformado e sem opinião, e que também não estava nem aí para um momento tão impar do país.

Na minha opinião esse foi um dos melhores anúncios já publicados até hoje em uma revista especializada no mundo. Afinal o surfe é ou não uma bela maneira de se expressar? A verdade é que o anúncio colocou a galera da água salgada para refletir...
Agora o mais interessante é notar que passados alguns anos, de lá pra cá elegemos quatro novos presidentes, destituímos um e muito pouca coisa, ou quase nada, mudou.

O Congresso Federal está desmoralizado. Deputados e senadores dão de ombro para as principais causas sociais. A grande maioria dos nossos políticos está envolvida em inúmeros escândalos de corrupção, lavagem de dinheiro, mensalões e outras picaretagens. Os candidatos são medíocres, não existe um programa de governo e os partidos não seguem qualquer ideologia. É extremamente lamentável e beira ao ridículo.

É sim importante votar, escolher um bom candidato, exercer a nossa cidadania, fazer uma boa escolha, embora eu não acredite em mais nada. Por isso vou arrumar um jeito de anular o meu voto nessas eleições. Aliás, na urna eletrônica não existe sequer a tecla anula, o que é mais um ato anti-democrático.

O anúncio da Cristal Graffiti ainda continua sendo atual nesses tempos de eleições: O grande lance é praia! Praia e surfe! Essa política podre, interesseira, de ratos, continua sendo para quem não pega onda...

Pelo menos pra mim!

Nenhum comentário: