
sábado, dezembro 25
Chaminé? Que nada!

quinta-feira, dezembro 23
Presentão!

A espera do swell.

quarta-feira, dezembro 22
Carta a um jovem surfista...

A turma de BC

terça-feira, dezembro 21
As voltas que a vida dá...

sábado, dezembro 18
Chega!

Um time...

Dezembro especial

quinta-feira, novembro 25
Noronha BIG!
PENA PRO NORONHA from SURFGURU TV on Vimeo.
quarta-feira, novembro 17
A galega voltou!
Recebi há poucos instantes ligação do shaper Leandro Silva, irmão da catarinense Jacqueline Silva com a notícia, em primeira mão, dando conta do retorno da Jacque ao Circuito Mundial de Surfe Feminino. Jacque em 2011 se junta, novamente, as melhores do mundo para mais uma temporada pelo mundo. Um ano inteiro no osso, sem patrocinadores, bancando os custos das viagens, hospedagens, estadias e inscrições com suas economias. Pra poucos, definitivamente! Essa galega da Barra da Lagoa é "Casca Grossa" e merece o nosso respeito e consideração. Parabéns Jacque!!!segunda-feira, novembro 15
Revelado o segredo
Cartunista Murilo Graf foi atrás de informações importantes e conseguiu desvendar o segredo das conquistas seguidas de Kelly Slater no Tour: Revelamos agora com exclusividade o segredo do careca 10X. A "ClikSilva" lançou o tônico capilar DEIZEX. Se o tratamento não surtir efeito procure orientação médica...domingo, novembro 14
sábado, novembro 13
Capas históricas.

sexta-feira, novembro 12
Garota Dourada 1984
Acima do arco íris...
Após sua maior conquista, da sua espaçonave, ele acompanha seu mais terrível adversário no tour acima do arco iris. O surf humor, dessa vez com pesar, presta homenagem ao havaiano Andy Irons 3x campeão do mundo!quarta-feira, novembro 10
Slater descansa após o 10...

terça-feira, novembro 9
segunda-feira, novembro 8
domingo, novembro 7
Seletivos e sem graça!
sábado, novembro 6
sexta-feira, novembro 5
sábado, outubro 30
Mudanças?
Olá para Todos!Há um tempo atrás analisando a pontuação do Men’s World Ranking (Ranking Unificado), quando a maioria dos surfistas já tinham oito resultados na soma, vinha percebendo que o novo formato do circuito mundial tinha dificultado muito a entrada de novos integrantes. Mas ainda tinham muitos eventos importantes: perna européia, brasileira e Cold Water Series. Segunda feira, dia 25 de outubro, após o fim do Prime em Steamer Lane, e do 6 estrelas em Portugal, fui ver as notícias na mídia especializada sobre os resultados dos dois eventos e como o Ranking Unificado ficaria após esses importantes eventos. Para minha surpresa e indignação, verifiquei que hoje só apenas dois novos surfistas no mundo inteiro conseguiriam entrar na elite do circuito mundial em 2011, Heitor Alves (foto) e Wiggolly Dantas. Todos os outros oito surfistas que “subiriam” sete já são integrantes da elite, e um, Josh Kerr, fez parte em 2010, antes do corte do meio do ano. Ontem, meio que revoltado com essa situação, enviei um e-mail para os meus amigos do surf abrindo os olhos de todos sobre o esquema que a ASP montou. Só que isso era apenas um desabafo. Concretamente não surtiria efeito nenhum. Então decidi enviar uma carta para a ASP. Procurei ser mais polido, tentando não colocar tanta emoção no texto. Abaixo coloco a carta que enviei para o Renato Hickel da ASP, depois dela voltarei a analisar a atual situação do circuito mundial.
Olá Hickel!
Aqui é o Zezão, de Itacoatiara. Há um tempo atrás enviei um e-mail para você em relação ao site da ASP. A internet aproximou as pessoas em todo o mundo e prefiro enviar esta carta para você, pela facilidade de poder me expressar em português. Não veja essa minha crítica como uma crítica generalizada a ASP. Acompanho o circuito mundial desde a década de 80, e vejo nitidamente a enorme evolução que o esporte, que tanto gostamos, atingiu com esse trabalho realizado pela ASP ao longo dessas décadas. Poderia falar sobre o julgamento subjetivo, que na minha opinião está tendencioso, mas esta não é a questão do momento, e sim a quantidade de surfistas de fora de elite em 2010, que conseguirão entrar em 2011.
Analisando o ranking unificado da ASP, que definirá os integrantes da elite em 2011, detectei uma coisa muito grave, ao invés de 10, talvez só 1 surfista consiga entrar na elite no ano que vem. Olhando os 32 nomes que comporão a elite em 2011, através do Ranking Unificado, só Heitor Alves e Wiggolly Dantas, que não pertencem ao WT de 2010 estão entre esses 32 primeiros colocados. Todos os outros, ou ainda estão no WT ou fizeram parte em 2010 antes do corte do meio do ano.
Terceiro lugar no World Stars 6 estrelas leva 1688 pontos, enquanto que 13o (penúltimo colocado) no WT leva 1750. Ou você ganha um monte de eventos, ou então nunca entrará na elite. Só faltam 3 eventos Prime: Ilhas Canárias, Haleiwa e Sunset; e um 5 estrelas, que é irrelevante mesmo. Considerando que os tops também podem correr e abocanhar os pontos do WQS, como o próprio Matt Wilkinson no Prime de Steamer Lane, pelo jeito só um único surfista em todo o mundo vai conseguir quebrar a barreira imposta pela a ASP, pelo menos é um brasileiro, Heitor Alves. A ASP vai precisar se explicar. Antes de começar o ano de 2010 a ASP anunciou que não sabia exatamente como funcionaria o sistema de ranking único. Deu no que deu.
A minha sugestão para os dirigentes da ASP é a seguinte: Reconhecer o erro que cometeram na pontuação é o primeiro passo! Errar todo mundo erra, mas reconhecer o erro e procurar corrigir é para poucos. Depois, rebaixem todos do 23o até o 32o do WT.
Caso Joel Parkinson fique neste grupo, ele merece o wild card de contundidos, pois se acidentou trabalhando. Depois acabe com essa pontuação onde os últimos colocados do WT, 25o e 13o ganhem pontos maiores do que um semifinalista do WQS 6 estrelas. Quem não passa do round 3 merece ser rebaixado. Só quem chega ao round 5 e termina em 9o é que merece uma pontuação digna. E escolha os 10 surfistas que subirão em 2011 somando a pontuação exclusiva do WQS, tanto World Star quanto Prime.
Depois de reconhecer o erro e corrigir, reformulem a pontuação das três divisões: World Title Race, Prime, e World Stars, para que essa perpetuação de quem já está lá acabe. Apenas um novo surfista em 2011 vai ser desmoralizante para a ASP.
Estou até torcendo para o décimo título do careca (SlaTen), mas espero que isso não sirva para abafar esse erro grave, da não inserção de novos nomes na elite em 2011. Acredito que ainda há tempo para a ASP se pronunciar e fazer alguma coisa. Senão o trabalho que o Perdigão fez aqui na América do Sul, em aumentar a quantidade de eventos não vai dar em nada.
Zezão.
segunda-feira, outubro 25
Faz tempo!
segunda-feira, outubro 4
Pig e a prancha

segunda-feira, setembro 27
sábado, setembro 25
Memórias do mar
Mar, metade da minha alma é feita de maresiaPois é pela mesma inquietação e nostalgia,
Que há no vasto clamor da maré cheia,
Que nunca nenhum bem me satisfez.
E é porque as tuas ondas desfeitas pela areia
Mais fortes se levantam outra vez,
Que após cada queda caminho para a vida,
Por uma nova ilusão entontecida.
E se vou dizendo aos astros o meu mal
É porque também tu revoltado e teatral
Fazes soar a tua dor pelas alturas.
E se antes de tudo odeio e fujo
O que é impuro, profano e sujo,
É só porque as tuas ondas são puras.
quinta-feira, setembro 23
Coco Hoxo?

Moçamba Day

terça-feira, setembro 21
Peitudas!
Desnecessário comentar mais alguma coisa a respeito da vitória (mais uma!) arrasadora do careca em Trestles, embora ache que as duas primeiras ondas na final contra Bede tenham sido super valorizadas. Acompanhar a transmissão pela ESPN Brasil em HD foi sensacional. Já havia comentado aqui no blogue que a Vivian Mesquita, Renan Rocha e o Edinho Leite formam uma equipe homogênea. Edinho é bem calmo, ponderado nos seus comentários. A Vivian faz a linha jornalistica e o Renan só precisar acabar com aqueles vapt, chuapt, oooauo... pra ficar bacana. Após essa vitória Slater definitivamente parte para o seu décimo título e acho pouco provável pelo andar da carruagem que alguém possa detê-lo. Somente Jordy poderá vence-lo. Mick, Taj, Joel (voltando da contusão no pé) e Dane Reynolds não serão páreo. Quem terá peito para barrar o careca? O que dizer da sua performance em Trestles? Rasgadas fortíssimas, leitura de onda perfeita e troca de borda com extrema velocidade e pressão . Quem terá peito para barrá-lo? Acho que nem a "terceira" aí da foto acima...sexta-feira, setembro 17
Eu prefiro praia!
Tem gente que prefere sítio, fazenda, cavalos, porteira, berrante, gado, esterco...Questão de gosto. Eu prefiro praia. E pode ser com chuva, com vento e até com as séries fechando. Pra quem vai pro sítio e pra quem vai pra praia, um bom fim de semana!
Sábado em SC:
Tempo: Bom - Céu limpo com predomínio de sol
Vento: Sul - Moderado
Ondulação: SE/S
Tamanho das ondas: 3 pés
Período: 6 seg
Domingo em SC:
Tempo: Bom - Aumento da nebulosidade
Vento: Sul em transição para leste
Ondulação: S
Tamanho das Ondas: 5 pés
Período: 9 seg
Quiksilver Surfestudantil cancelado!
quinta-feira, setembro 16
Join the surf adrenaline!
quarta-feira, setembro 15
Um guia de surf do Brasil
Um pouco + da viagem
terça-feira, setembro 14
Julio, Trekinho e Sifu...

A reprise do Tatuí...

Concordo!

sábado, setembro 4
Com vocês, Tijuqueira!
Eles começaram meio que sem compromissos lá em 94. Naquele ano, convidados pelo Moriel do Dazaranha se apresentaram pela primeira vez, num palco "enjambrado" - procurei no Aurélio pra ver se estava escrevendo certo mas não achei nada. Creio portanto ser um termo Mané, e quer dizer algo, tipo, meia-boca, entendesse ô istepô! - na praia Mole durante a realização do SOS Praia Mole, um evento cultural, musical e surfístico - tudo ao mesmo tempo agora, numa época em que a Mole vivia sob forte ameaça da especulação imobiliária. Organizamos, eu, Bira Shauffert, Nando, Negão Paulinho e Cachorrão, várias edições anuais com cata ao lixo, plantio de mudas e manifestações artisticas. Foi assim que surgiu a Associação Verde Futuro (que conseguiu junto com a população e o Ministério Público transformar a Mole em A.T.R - Área Turistica Residencial e também em APP Área de Preservação Permanente), numa época que a ilha começava a deixar de ser tranquila. O tempo passou e aqueles moleques hoje fazem um som muito bacana e original. Fazia um tempo que eu não ouvia nada do Tijuqueira. Achei esse video no You Tube e quis homenageá-los aqui no Alohapaziada. Espero que vocês curtam.
terça-feira, agosto 31
Santa criatividade!
Realmente não há nada que pague a criatividade dessa molecada! Quem disse que não dá pra entubar no "concreto" lá nos fundos de casa...
segunda-feira, agosto 30
Surf Guia Brasil vem aí...
Vem aí o primeiro guia de surf de todo o litoral brasileiro! Nele estarão todas as praias e fundos de pedras surfáveis com as condições ideais de vento, ondulação, tamanho e marés, além de informações turísticas e de infra-estrutura, relação dos principais shapers do país, escolas de surf e surf consertos. 17 estados cadastrados. Das Pororocas do Amapá até a praia do Hermenegildo e boca da Barra no Chuí no litoral gaúcho. Serão 30 mil exemplares, com mais de 400 páginas, distribuidos gratuitamente nas principais surf-shops do País. Nossa página comercial já está no ar. Ao longo da semana, estarei postando fotos e tudo o que rolou nessa trip pelo norte e nordeste brasileiro. Foram mais de 4.500 km na estrada durante 15 dias, conversando com a galera local, pioneiros e shapers. A viagem também serviu para mantermos contatos com fotógrafos de cada região e conhecer in loco todos os picos. Para conhecer um pouco mais do "SURF GUIA BRASIL", acesse aqui.quinta-feira, agosto 26
Da Bull
Para bancar as idas e vindas entre California e Havai, Greg aprendeu a fazer pranchas. "Fazia dez por semana, mas quando a coisa explodiu, nos anos 60, chegamos a fazer até 150 por semana. As vezes eu deixava uma turma na madrugada para finalizar as pranchas e quando chegava de manhã estavam todas bizarras... os caras tomavam LSD de noite e iam shapear". Mas era suficiente para sustentar os seus caprichos. Aliás é até hoje. Greg alimenta seu cofre com pranchas retrô que levam o seu nome e enfeitam paredes de pessoas dispostas a pagar milhares de reais por um exemplar. Uma prova de que ele levou a sério o que planejou para sua vida quando surfou sua primeira onda."Dicidi que viveria do surf para sempre".É desanimador!
Isso me deixa profundamente angustiado.
Numa direita perfeita ele me enterra de borda.
Jordy jamais poderia "errar" tanto assim...
Sacanagem e brincadeira tem hora, né?
E eu achando que a minha batida de back-side no sábado na Joaca foi boa. Vai pro inferno!
segunda-feira, agosto 23
Surf no pedal...
domingo, agosto 22
Eu volto...
Eu sei que ando sumido faz tempo. Na semana passada cheguei a preparar um texto porém na hora de postar meu computador deu pau e acabei perdendo todo material. Aí já viu, né? Se já não venho conseguindo concatenar as idéias e colocá-las aqui, imagina depois dessa... Na real, tenho até algumas reportagens pra colocar no ar: uma entrevista com o Xandi Fontes sobre os bastidores e a negociação, e a consequente transferência do WT para o Rio de Janeiro. Uma entrevista com Bira Schauffer sobre o WQS feminino (cartaz), confirmado para o mês de setembro na Mole. Também informações sobre o South To South, etapa do WQS realizada integralmente com verba pública - uma festa com o dinheiro público - e que rolou no Farol de Santa Marta em junho (durante a Copa do Mundo). Só pra lembrar: Os competidores ainda não receberam o dinheiro da premiação. E ainda alguns detalhes da viagem pelo norte e nordeste brasileiro para produzir a edição nacional do Surf Guia Brasil 2010. Daqui há pouco eu volto... 




