sexta-feira, dezembro 25

Enquanto isso...

Artista Murilo Graf fecha 2009 com a sua visão bem humorada sobre a COP 15, Lula, Natal e o aquecimento global. E o ano não termina. Vai uma bebidinha aí?

terça-feira, dezembro 22

Surfando na merda!

Saiu o novo relatório de balneabilidade do litoral catarinense. A Fatma divulgou na semana passada como anda a qualidade de nossas praias. No total 63 pontos estão imprópios para o banho de mar. Em outras palavras: "Tem mais merda do que água" na Lagoa da Conceição em dois pontos - trapiche ao lado da ponte e em frente a rua Osni Ortiga. Na praia dos Ingleses outros dois pontos, um deles próximo a rua do Siri. Na praia da Armação (riozinho da Praia do Matadeiro), Praia Brava, impróprio, no canto direito da praia. Praia da Guarda do Embaú (Rio da Madre), Palmas (em frente a torre dos Salva Vidas) e em Ibiraquera na boca da Barra são alguns deles. Resumindo: vamos de mal a pior. Isso que o verão ainda nem começou...

quarta-feira, dezembro 16

Supremacia Aussie

Joel, Stephaine, Mick e Taj comandaram o fim de temporada da ASP nas Ilhas.
Murilo Graf não perdeu tempo e passou a sua visão bem humorada.
Será que o careca vem fungando no cangote em 2010?
2010? Será 10?
Quem viver, verá.
Então, até lá!

De pernas pro ar

Fériaxxxx.
Eu vou, mas eu volto.
E para os amigos leitores, essa meia-dúzia de três ou quatro abnegados que acompanham o Alohapaziada, um 2010 empolgante!

segunda-feira, dezembro 14

Brasil Surf Pro ameaçado?

Sabe o SuperSurf?
Transformou-se em quatro etapas do WQS em 2010. Uma quatro, outra cinco e as outras duas etapas serão seis estrelas.
E o novo e tão aguardado circuito nacional?
Ainda não foi comercializado.
É bem possível que as etapas dos circuitos estaduais definam o campeão brasileiro da próxima temporada. Os Molhes de Torres (foto), no Rio Grande do Sul, é sede da primeira etapa do Gauchão em janeiro...

Eddie, sem fim...

O astral na beira da praia. A comemoração do chileno Ramon Navarro. O sorriso largo de Greg Long com o checão de 100 mil verdinhas nas mãos. A vaca do Andy. Dorian ladeira abaixo. Peter saboreando o mel...

O “Quik Eddie Aikau” não terminou...
Ainda rende belas imagens (
aqui).

Vai pra onde?

Título de 2009 decidido. Mick é bi.
Joel um novo Cheyne Horan?

sexta-feira, dezembro 11

Fechando o canal



Uma árvore de natal está dando o que falar numa Ilha que um dia já foi mágica. A bendita árvore era pra ter (pelo contrato) 60 metros de altura, porém foi constatado que tem menos de 50.

Os valores da árvore, mais palco, mais área vip e cercas de demarcação (para apresentação de shows de músicos locais e bandas nacionais nessa época de natal) gira em torno de R$ 3.700,000.00. Isso mesmo: será pago a bagatela de três milhões e setecentos mil reais por uma árvore de natal em Floripa. Eita papai noel generoso esse, hein? O Ministério Público entrou na história, apura as denúncias e novidades estão por vir nos próximos dias.

Sabe aquela onda, a maior da série, que vem quebrando lá fora e fechando inteira? Bem que poderia rolar uma dessas por aqui e "varrer" essa gente do poder...

Mais sobre a tal árvore é só clicar
aqui.

quinta-feira, dezembro 10

Tinga está de volta

“Era uma viagem para a África do Sul, nesse momento o país passava pelo auge do Apartheid, as pessoas de cor nem poderiam ir para a praia e de repende chega um dos melhores surfistas brasileiros para competir com a pele escura, andando normalmente nas areias de Durban atrás do seu destino. Um sul-africano simplesmente colou na gente e veio para torcer pelo Tinga, toda bateria ele vibrava com a vitória de um irmão de cor que ele nem conhecia, mas sabia que ali era um pingo de esperança da humanidade perder os pré-conceitos, principalmente a África”...

Parte do texto do blogue do
Renan Rocha (confira o texto na integra).
Tinguinha Lima está de volta ao Brasil. Na segunda-feira vai estar na ESPN.

Visão do Eddie

Acompanhei as disputas do Eddie Aikau. Com certeza um evento diferente por tudo o que ele representa e toda a história em torno do mito Eddie, embora muitos digam a boca pequena que esse torneio é mais uma grande jogada de marketing da gigante Quik.

Independente de qualquer coisa foi muito legal assistir a transmissão pela internet. O astral na beira da praia, a vibração do público local, os drops atrasados, os caldos, os mitos, as decepções. O surfe de ondas grandes está vivo! Confira o vídeo.

Nesses últimos anos novas ondas foram descobertas, novas fronteiras desbravadas, evento em condições extremas foram realizados, porém sem a possibilidade da transmissão ao vivo e toda emoção que ela desperta no internauta. A Quik acertou ao transmitir, on line, essa edição do Eddie Aikau. Assisti sem compromisso, por puro prazer.

Um começo chato é verdade, com ondas curtas. Foi assim nos primeiros heats. Na medida em que o dia foi avançando as ondas foram mudando (ficando mais fortes, maiores e cavadas e com séries mais constantes) e as condições no 4º e último heat ficaram ainda mais cabulosas.

De destaque, sem dúvida, o quase Tubão (assim com T maiúsculo mesmo) do Slater depois de fazer um drop animal bem no crítico da onda. A virada na base foi uma pintura e a maneira de atacar a onda e o trilho em busca do Tubão foi algo impressionante. Depois de receber o lip pesado na muleira, veio o caldo, e após alguns segundos, Slater emergiu das profundezas sorrindo. Devia estar se divertindo...

Andy Irons fez uma outra onda incrível, colocando pra dentro numa craca pra lá de casca-grossa no shore-break. A onda de uns 4 metros fechou na beira e o Irons mais velho, de grab-rail não aliviou e "morreu" lá dentro, para delírio geral do público que acompanhava a tudo da areia.

Bruce (vencedor da edição de 2004) também dropou algumas bombas, assim como Jamie O’Brien, Ross Clark e o Makua. Ramon Navarro também fez bonito. Acostumado com as ondas gigantes e geladas do Chile, encarou com segurança as morrancas de Waimea mesmo de back-side. Se de front já deve ser muito complicado imagina botar pra baixo de costas com uma prancha de 9’pés. O japonês Takayuki Wakita (nunca tinha ouvido falar) me surpreendeu pelo go for it. Pra ele não tinha onda perdida ou fechando.

Em resumo gostei. Fui dormir na madrugada de terça pra quarta-feira empolgado com o que vi. Melhor mesmo seria estar lá, sentadinho num lugar extremamente seguro, é claro...

Começou

Começou em Pipe a etapa que define o campeão de 2009. Joel pode fechar o ano e confirmar seu primeiro e tão sonhado título após um arrasador início de temporada. Já Mick, muito consistente da metade pro fim do tour, disputado em ondas irregulares, chega esfomeado e de olho em seu segundo caneco. Será Joel um novo Cheyne? Vamos acompanhar. Clique aqui para conferir direto, ao vivo, da praia dos canudos.

quarta-feira, dezembro 9

Chegou...

Tá tudo certo " q u i r i d o ". É só ir lá dentro e pegar as tuas ondinhas...
Tá tranquilo!

terça-feira, dezembro 8

Semelhanças & coincidências.


O careca nove vezes campeão tem contrato exclusivo com a Quiksilver. O careca que comanda esse modesto blogue ganha umas roupas, só de vez enquando, da O'neill. O careca, nove vezes campeão tem uma (várias) contas recheadas de doletas nos bancos nos istaites. O careca aqui pede socorro, e anda vendendo almoço pra poder comer na janta, com o saldo negativo no BESC. O careca noves vezes campeão do mundo é pai. O careca, manezinho da ilha, virou vô no mês passado e vê as contas desde então só aumentarem. O careca nove vezes campeão viaja o mundo inteiro ao longo do ano e descansa na sua mansão no hAvaí. O careca aqui, sofre o ano todo e não descansa vendo o seu Figueira na segunda divisão. O careca gringo é estrela de comerciais e campanhas publicitárias. O careca ilhéu colabora apenas com campanhas e os bingos dos amigos. O estilo do careca da Quiksilver é um dos mais copiados pelos gromets mundo afora. Aí, já não posso dizer o mesmo. Afinal, não existe semelhanças e tão pouco coincidências. Mas uma coisa é certa: a minha mão esquerda deve enterrar mais na água e a direita ficar mais esticada. Putaqpariu. É não ter nada de mais interessante pra escrever, né? Só eu mesmo. E não fica putinho aí não pois dias piores virão... Prometo melhorar em 2010, nem que seja pra pior.

É só botar pra baixo...

Eddie Aikau, direto de Waimea em ondas de 8 conto! Ainda dá tempo. Ao vivo. É só botar pra baixo: Aqui.

sexta-feira, dezembro 4

As férias do careca

Numa das primeiras vezes em que esteve no Brasil, Kelly foi como convidado conferir a Feira Nacional de Surfe que acontecia naquela semana em Sampa. Durante a coletiva, repórteres e pseudo-repórteres vindos de todos os cantos queriam detalhes sobre seus títulos e conquistas, ondas favoritas, principais adversários no tour, essas coisas de campeonato. No fundão da sala eu acompanhava tudo. Kelly, mesmo cansado da viagem, pacientemente respondia a todos. Não deve ser nada fácil responder quase sempre as mesmas perguntas... Como o meu inglês andava (e continua) bem enferrujado, resolvi apenas observar. Ao meu lado estava o Adrian Kojin editor da Fluir. Havia conhecido o Adrian minutos antes através do Basílio Ruy. Já havia lido a seu respeito na Trip uma matéria especial sobre o lançamento do livro Alma Pan Americana. (Adrian viajou de moto da Califórnia ao Brasil, surfou os principais picos pela América Central e da experiência rendeu um livro). Comentei se ele iria perguntar algo pro Slater. Ele balançou a cabeça e tirou onda dizendo que aquilo era uma tremenda papagaiada. Dias depois, me deparo com Kelly na capa da Fluir e o seguinte título: "24 horas com Kelly. Colamos no campeão". Foram várias páginas contando em detalhes o que o norte-americano havia feito durante sua passagem pelo Brasil. Surfe em Maresias, banho de piscina com amigos, encontro com empresários, almoço no restaurante tal, festa na night, azarado tal gata e dormido com outra. Que pura papagaiada. A Fluir virou Capricho? Basílio me disse, dias depois, que aquela edição havia batido todos os recordes de vendas e se esgotado nas bancas. Fica como exemplo. A real é que todo mundo quer saber da vida alheia e de fofocas. Ei Kelly, conta aí pra gente: qual das duas "rema mais forte" a Pamela ou a Gisele?
Quer saber + sobre as férias do careca? Clica aqui.

quarta-feira, dezembro 2

De nada adiantou

É Fluir...
É Hardcore...
De nada adiantou o lobby (imprensa especializada) e os generosos espaços nas últimas edições. Foram páginas e mais páginas para a cearense Silvana Lima, com direito a perfil na expectativa de um primeiro título mundial para um brasileiro(a) que não veio. A australiana Stephanie Gilmore faturou o seu terceiro em sequência. Agora sim a Silvana consegiu com o vice-campenato do WCT repetir o feito conquistado faz tempo pela catarinense Jaqueline Silva...

Surfistas milionários compram.

Com o fabuloso lucro garantido após a realização do Maresia Surf International, Bira Schauffert investiu uma boa parte da sua fortuna na aquisição de grandes terrenos e mansões na sua bucólica Barra da Lagoa.

Os meninos, Alexandre, George e Carlos, de Wavetoon, com as centenas de reais obtidas nas vendas do seu primeiro livro "Wavetoon Surf em Quadrinhos" resolveram gozar o tempo ocioso numa viagem ainda sem volta marcada a bordo de um big veleiro de 70 pés pelas Mentawaii e de quebra ainda pensam em investir na compra de surfcamps de luxo para a sua ilha mágica.

O carioca Júlio Adler virou a “marra em pessoa” logo após assinar contrato t-r-i-l-i-o-n-á-r-i-o com os diretores da editora três, para comandar nas próximas décadas a mais surfe do Brasil. Agora, além de garantir o futuro do filho, o pequeno Daniel, Julin espera por uma ótima oportunidade para investir seus dólares acumulados em ações super valorizadas na bolsa de valores.

Maluco beleza, figuraça, gente-fina Murilo Graf informa que já não faz pequenos serviços gráficos para a vizinhança. Cartazes de campeonatos e estampas para camisetas nem pensar. Isso porque depois que suas charges estamparam o famoso blogue Alohapaziada, que explodiu de acessos durante o WCT da Vila, investimentos internacionais das principais marcas do segmento chegam aos montes e de todos os cantos do mundo.

O blogueiro Gustavo Otto mudou-se para Joinville recentemente e também fez seu pé de meia. De lá, sentado em seu confortável escritório refrigerado, comanda um dos melhores e mais acessados blogues de surfe e já nem mais se importa em não poder pegar suas marolas durante as manhãs ainda com o sol nascendo na Praia Brava. Otto, agora, prepara a sua aposentadoria investindo parte de suas receitas em ações no City Bank.

O shaper Jefferson Lopes se uniu ao criativo Felipe Siebert e juntos desenvolveram o modelo Slater Tampa de Privada (aquela mesma que o careca levou em Pipeline). Ambos tornaram-se mega empresários da noite pro dia e aproveitam o boom do surfe no mundo para montar na China a primeira fábrica de pranchas produzidas em séries. Produção em série é o futuro garantem.

Castro Pereira foi outro que se deu muito bem. Do alto de sua sabedoria e simplicidade reuniu todo o material que dispunha, revistas, artigos, pranchas, adesivos e livros sobre surfe e skate e produziu as margens do rio Guaíba o maior leilão que se têm notícias sobre esportes radicais e alternativos. Separou-se da sua eterna paixão, Ângela, e foi visto vagando solitário pelo deserto da Namíbia, assim como Dora, em busca de diamantes e de direitas perfeitas.

Esse mundo do surfe é realmente incrível! Esse mercado fabuloso e cheio de oportunidades faz diariamente ricos e novos milionários. Agora, todos pensam em se unir num grande conglomerado S/A e adquirir, a vista, por míseros 3 milhões de reais, e recuperar o antigo Hotel de Itapirubá, situado em Imbituba no Sul do País, com uma área de 50 mil metros quadrados, arborizados, com 215 apartamentos de frente pro mar.

A idéia é passar os próximos dias na companhia de um surfe repórter mal intencionado que já deixou dito que não pretende sair de lá quando o verão chegar...

Eu sou o Samba

E não é que hoje, quarta-feira, 2 de dezembro é o dia do samba!

Eu sambo.
Tu sambas.
Ele samba.

E quem disse que samba é coisa de brasileiro, não conhece o australiano “Samba Mann”. Ele sim pode cantar a composição do mestre Zé Keti. ...E sou o Samba a voz do morro sou eu mesmo sim senhor... Salve o samba!

Original


“Me desculpe. Nós poderíamos ter parado essa catastrófica mudança climática... mas não o fizemos".

As ONGs ambientais Greenpeace e a "TckTckTck" encontraram uma maneira original de protestar contra a falta de medidas dos governos no combate ao aquecimento global. Desde o começo dessa semana, cartazes com imagens dos principais líderes mundiais envelhecidos aparecem pedindo desculpas por não terem tomado atitudes mais firmes na luta pelo meio ambiente.

+ aqui.