quarta-feira, outubro 28

Moçamba ou Mole?

Nota do jornalista Cacau Menezes em sua coluna no Diário Catarinense em seu quadro no Jornal do Almoço na RBS-TV, dá conta sobre a possível ocupação da Praia do Moçambique por empresários italianos que pretendem ali construir um condomínio fechado nos moldes (urgh!) de Jurerê Internacional.

Eu, particularmente, não acredito que isso possa vir acontecer. A Praia do Moçambique é um Parque Florestal, portanto protegido por lei ambiental, situado na Reserva do Rio Vermelho. Embora as dunas (do siri) estejam ocupadas por uma favela...

Acredito é na versão comentada entre amigos hoje pela manhã na Praia Mole:

A idéia dessa nota sobre o Moçambique é pura especulação para desviar o foco, já que segue tramitando, entre as mesas e os gabinetes do Ipuf e da Floram, projeto para a construção de chalés no canto direito da Mole, também conhecido como Gravatá. Também na Mole, só que no canto esquerdo, existe a possibilidade da construção de um hotel bancado por empresários americanos. Tem “gringo” por aqui agindo como “testa de ferro”. Informações dão conta que ele mora na Lagoa da Conceição e segundo se comenta está envolvido em inúmeras irregularidades com a justiça mas segue "trabalhando", se é que vocês me entendem, nos bastidores.

Meu recado pra essa gente: A Associação Verde Futuro Praia Mole está mais viva do que nunca. Estamos ligados, afinal a praia é Mole mas a lei é dura...

11 comentários:

jefferson lopes disse...

Os terrenos que estão sendo comprados ficam na parte que não pertence ao parque, mais precisamente atrás da reserva, na porção final das ruas que começam no Rio Vermelho e vão até a reserva. Pobre de quem comprar um imóvel num condomínio por lá. Pra chegar ao centro da cidade eles terão que pagar os pecados, ou pela Lagoa, ou pelos Ingleses...

Surf4ever disse...

Eu vi esse vídeo hoje e ia até te mandar pra ver se sabias de alguma coisa, aí vi tua postagem.
Querem detornar com tudo mesmo, não querem deixar nenhum cantinho preservado, nem reserva florestal tão respeitando mais.
Que bom saber que a Associação Verde Futuro Praia Mole e SOS Gravatá estão mais vivos do que nunca, Maurio. Tem que lutar muito mesmo, com todas as forças, pois apesar da praia ser Mole mas a lei ser dura, infelizmente na Ilha a moeda é verde...

Unknown disse...

boa tarde maurio e galera

então, é triste ver a cidade estar se transformando nesta babilonia... Eu tenho 25 anos e aos 15, apenas 10 anos atrás, vivia em outra cidade totalmente diferente. Fui na mole segunda feira, pois tive folga no trabalho, e pensei que teria menos crowd que nos fim de semanas. Ledo engano, havia umas 300 pessoas na água...
E o que vejo, 4 torres de 15 andaresna frente do paula ramos na trindade, conjunto com 900 aptos no itacorubi no lado do hospital kleinubing, destruiçao do santinho (condominio no lado da rua que leva a praia, outro no meio da praia, e outros que virão, fora o famoso que já encontra-se lá...)
transito cada vez mais caótico, pms sendo mortos como no rj, aumento do custo de vida em progressão geométrica, poluição e etc etc etc etc)
E o que vejo? Omissão e ou conivência do poder público. E quem sai ganhando com isso? Meia dúzia de empresários e burocratas amigos por interesses econômicos. E o futuro da cidade?

Aloha,de um preocupado e triste Daniel Caldas
Santinho/Centro Fpolis

Anônimo disse...

Dizem por ai que ninguem na ilha tem como barrar esse gringo que não joga pra perder, faz tudo na encolha, se faz de bonzinho, e fingiu apoiar o sos gravata só pra depois não ter um concorrente no canto direitoda praia, unica solução seria fechar a rodovia manoel de menezes em pleno verão e pedir explicações do executivo enquanto é tempo, eu apoio!!

Anônimo disse...

Não podemos aliviar, assim como os especuladores imobiliários patrocinam estas notas em jornais como forma de criar um fato e assim atingir seus objetivos, precisamos usar a força popular..usar a lei...fazer as denúncias...contrapor estas notas explicando a real sobre o parque, as leias que protegem esta área, etc...estamos vivendo o pior momento da história desta cidade em termos de destruição dos patrimônios naturais, um prefeito que simplesmente só tem discurso, mas de forma alguma vai fazer algo...a corrupção é grande em todos os orgãos públicos...especialmente municipais, tem fiscal da SUSP que anda de HILUX 4x4 2009, precisamos acionar o MP Estadual e Federal....não vamos vacilar e deixar esfriar, vamos juntos cada um fazendo a sua parte como cidadão...!!!Denúncias, Denúncias...

Anônimo disse...

É apenas mais uma batalha que vamos travar com esses destruidores, essa gentalha da construção cívil, do mercado imobiliário que se instalaram aqui é querem vender cada metro quadrado desta cidade...a babilônia já é realidade, precisamos lutar pelo que ainda existe...pelo que ainda sobra...a praia mole, o moçambique é uma questão de honra e sobrevivência...não podemos ser fracos, vamos agir e buscar nossos direitos , se é que existem!!
Continuem denúnciando, cada um aciona seu contato, na imprensa , nos orgãos públicos, cada um faz o que pode para levar esta mensagem adiante...só assim é possível fazer algo para salvar nossa cidade!!
S.O.S MOLE e MOÇAMBA

Bira Schauffert

Anônimo disse...

hoje fui ao moçambique pegar uma praia e me deparei com uns caras de Baja Branco ( fusca adptado com rodas grandes e largas)fazendo trilhas por cima das restingas e dunas da praia...imediatamente chamei a polícia ambiental (que tem sua sede alí dentr do parque)..ví a aproximação da viatura alguns minutos depois...mas para minha surpresa os policiais ambientais todos camuflados e com sua pickup 4x4 maravilhosa, nada fizeram...os policiais poderiam ter pelo menos chamado a atenção dos babacas do baja , mas nada fizeram...fiquei pensando cá com meus botões...assim não vamos chegar a lugar algum...a conivência é escancarada e ninguém ( nem a ambiental) ta ligando para estas coisas!!
Gostaria de alertar a galera da associação de surf do moçamba para continuar cuidando daquela linda praia...não pode desistir da luta...s.o.s moçamba

Anônimo disse...

Concordo com o camarada que questiona o papel da polícia ambiental no controle das agressões ao parque do Rio Vermelho, especialmente a praia do moçambique...a alguns anos atrás o Bira lá da barra da lagoa , apresentou um projeto ao governo, eu lembro que na época o governador era o Amin, este projeto bacana visava um monitoramento e transformação da praia do moçambique num beach park natural, com controle da entrada de veículos automotores na praia, programa de recuperação das áreas degradadas de restinga e dunas,controle dos resíduos (lixo) construção de torres de pinus para salvamento ao longo da praia, um terminal turistico na entrada da praia com assitência para os turistas com chuveiro,estacionamento, segurança , etc...aí Bira onde está o projeto, vamos colocar em pratica irmão, precisamos de boas idéias como a sua para manter o moçamba preservado e público!!Cadê a associação de surfistas da praia?
abraço, Gilmar Silva

Anônimo disse...

Daí Gilmar, blz irmão...onde andas? Eu costumo estar besbilhotando aqui no blog do maurio...caralho esta história do moçamba ta deixando a galera em alerta mesmo...quanto aquele projeto que apresentamos a alguns anos atrás , lembro-me que já era no final do mandato do governador Amin, creio que colocaríamos em pratica no seu novo governo, mas o Amin acabou perdendo a eleição e não conseguímos mais um bom contato neste novo governo , no caso Luiz Henrique da Silveira...de qualquer forma o projeto está guardado aqui na gaveta...vamos ver se conseguímos apresentar para os novos administradores do parque ( neste caso a FATMA, fundação do meio ambiente...legal ter lembrado...creio que seja um caminho...enquanto isso não rola, vamos nos unindo e cada um fazendo a sua parte, denunciando as sacanagens , escrevendo para os amigos..etc...abraço a todos, Bira Schauffert

Anônimo disse...

eu já fui assaltado no moçamba...levaram tudo que tinha no interior do meu carro....outros amigos também...já foram roubados.!!Acho uma boa idéia , colocar um cancela no inicio da praia e fazer um controle de veículos...isso já inibiria a ação de vagabundos!!!Vou continuar surfando lá..não vai ser por causa destes malas que vou abondonar o pico!!Polícia neles!!!
Beto Parafa

Anônimo disse...

Beto parafa, eu também já fui roubado alí...levaram uns pertences , nada de muito valor, mas com certeza não vou para de surfar lá por causa destes incidentes...se a polícia ambiental fosse mais presente talvez estas coisas não acontecessem...um toque pra quem for de carro, não deixe objetos de muito valor no interior do veículo!
Entre pequenos furtos e grandes resorts na praia..eu fico com os pequenos furtos...hahaaaaa viva o moçamba preservado!!!