sexta-feira, maio 15

Tudo que a manezada diz vira lei.

Gostaria que alguém me esclarecesse em que baseiam-se os pescadores para acusar de "espanta-tainhas" o movimento dos surfistas na arrebentação. Baseados em que trabalho científico, em que relatório biológico, eles apontam o surf como a causa da baixa safra no Moçambique? Será que simples pranchas e braços em meio ao caos que já é a arrebentação das praias (que são públicas, diga-se de passagem) espantam mais os peixes do que barcos, remos, motores e redes?

O texto é do Pierre de 2007.
Mais oportuno, impossível.
Leia na integra aqui.

5 comentários:

Lucas S. Furghestti disse...

Ola! Sou contra a essa proibição do Surf nos períodos de pesca, e acredito que pelo bom senso, deve-se entrar em acordo, as duas partes, penso que não é dificil.

Quanto ao esclarecimento do texto, penso que posso auxilia-lo: existem varios tipos de conhecimento ( popular, cientifico, artistico, religioso, filosofico, entre outros... o conhecimento dos pescadores é Popular e cultural, e se eles entendem que espanta ( isso se arrasta por gerações ) não há uma maneira de comprovar ou mudar o pensameno deles.

Resta nós, através de pesquisas, comprovar que não espanta tainha, e não esperar pelos pescadores, afinal, os mais prejudicados somos nós.

Abraços,

Lucas S. Furghestti

Anônimo disse...

Oi pessoal sou Rodrigo menezinho da ilha sou pescador e surfista, acho esse tipo de atitude de sair falando sem conhecer a pesca da tainha e os pescadores não ta com nada, os caras que não conhecem o mar devem ficar calados, pois muito sim depende e muito da pesca da tainha para ter uma boa renda durante o resto do ano a lei esta em vigor e tem que ser respeitada.
Por outro lado tem o surfista que gosta de pegar onda e não liga para as bandeiras e varias vezes por dia os pescadores têm que tirara neguinho da água mesmo o mar estando bem pequeno sempre tem um idiota - para esse tolo um mergulho para dar trabalho e um apito pra sai da água burro! . Eu surfo e adoro o surf mais sei que tenho 10 meses pra surf na minha praia sem ser incomodado e dois meses com pesca que mesmo assim ainda surf em vários dias. Dai chega neguinho manezinho ou de HAOLE mesmo que já sabe que não pode surfa e querem arruma confusão porque acha que pode faze o que quiser que não vai da nada sabe.TEM MAIS QUE APANHA NA CARA MESMO FOLGADOS...
A pesca tem toda uma condição especial para acontecer para que o peixe possa ser cercado e arrastado para praia e essa condição que os surfistas não entendem, mar com uma grande saída d’água geralmente é a melhor chance para o peixe encostar na costa, o peixe também quando esta no costão também tem toda uma condição para que ele vá para praia de vento ondulação e por se tratar de um peixe muito arrisco como a tainha e muito difícil ele ir ate a praia com surfistas na água por se parecer com predadores como baleio, botos, e outras coisas do mar e mesmo com grandes ondulações se o peixe acha aquele lugar seguro ele fica para alegria dos pescadores e para desespero dos surfistas porque mesmo com mar grande eles não deixam cair ainda mais se apresentar uma previsão favorável para esse peixe encostar na costa na praia...pensa bem um lance de tainha ai com 8oookg x3,50reais=28000 tem neguinha que fala que a pesca da tainha não adianta na renda familiar ta bom...sou pelo justo sabe eu acho que deve ter respeito e ambas as partes e que a conversa e a melhor maneira sabe não custa ir ali mudar a bandeira ou ir ate o rancho pergunta se pode surf com respeito e humildade porque imagino eu que a muito mais pessoas vivendo da pesca que do surf e que na ilha e também como em outros lugares tem praias liberadas para surf cabe ai o bom senso de cada um falar mais alto.
Valeu galera desculpa ai se ofendi alguém só espero ter esclarecido um poco aqui esse impasse sobre os pescadores e surfistas.

Anônimo disse...

Olha galera sou nativo moro em uma comunidade de pescadores e surfo a 15 anos, ja vi em um final de julho quase agosto uns pescadores da um lance de 10 mil tainhas, e olha que na agua estavam +- uns 50 surfistas ESPANTA O PEIXE ?????? SOU A FAVOR DA PESCA DA TAINHA, MAS SOU CONTRA A PROIBIÇÃO DO SURF. A PRAIA É DE TODOS NÓS, não é justo tirar da galera esse direito de ir surfar, o surf e a pesca podem viver em harmonia, todos usufruindo da natureza, mas sem proibições que geram muitas brigas, além do que QUANDO O MAR ESTÁ BOM PRO SURF, NÃO VAI ESTAR BOM PRA PESCAR.

Anônimo disse...

Caracas....q novela...q ñ muda o roteiro e ñ há união de pensar prá frente.Sómente o pensar em si!
Castro

pedro disse...

Surfista é tudo bando de maconheiro.....
Sou um deles.... heheheh!!

Sou a favor da pesca da tainha!
E se for preciso ajudo a tirar o cara da água, nem que seja a porrada.

Tem muito surfistinha que acha que tem razão, nosrmalmente esses são aqueles filhinhos de papai, que tem tudo na mão.
Não entende a tradição.

Sou surfista e concordo com os pescadores...

Pau no Cú dessa haolezada...