quarta-feira, maio 20

Todos lá

Recebo email do vereador de Florianópolis João Amin, convidando para a reunião ampliada junto a Comissão do Meio Ambiente numa nova tentativa de discutir os problemas e buscar uma solução conciliatória entre surfistas e pescadores durante o período da Pesca da Tainha no litoral de Santa Catarina.

A reunião que acontece na próxima segunda-feira, dia 25 de maio, às 16 horas no Plenário da Câmara Municipal de Florianópolis, é aberta ao público e deverá contar com a participação dos líderes das associações de pesca e membros das associações de surfe da capital, Fecasurf, junto com lideranças do Ibama, Capitania dos Portos e Ministério Público.

Já participei de algumas reuniões em anos anteriores. Avançamos pouco desde então. Espero que dessa vez a intransigência seja deixada de lado, o que cá com os meus botões, acho ser bem pouco provável.

Vamos ver no que vai dar.

Onde: Plenário da Câmara Municipal de Florianópolis
Dia: 25 de Maio (segunda-feira).
Hora: 16h

Importante a presença dos surfistas locais nesse encontro.

Hoje o mar subiu nas praias da Ilha. Joaquina, Mole e Galheta amanheceram com ondas fortes de 1,5m em média nas séries. Mar agitado, arrebentação pedindo uma boa remada e uma prancha maior. Na Galheta, longas esquerdas rolavam vazias. Os pescadores irredutíveis não liberaram o pico.

Ah, eles também não pescaram. Ficaram no rancho, vendo o dia passar...

5 comentários:

Hugo Castro disse...

Máurio dia 26 não seira terça?

Eu queria participar dessa reunião para ver o jeito que este assunto vem sendo descutido e debatido. Vou tentar ir, já que nesse horário estou no serviço.

Lucas S. Furghestti disse...

E ai Maurio.. rapazeada meteu pilha no blog.. esculachou os pescadores.. quero ver sem o Surf vai ter representatividade lá na Camara ... tem que meter uma divulgação aí.. abs.

Anônimo disse...

o Maurio, da uma canja aí das praias liberadas ;)

Anônimo disse...

Absurdo!

Os surfistas profissionais, professores de surfe, donos de surf shops, fabricantes de pranchas, jornalistas e muitos outros mais dependem das ondas para sobreviver assim como os pescadores dependem da pesca, se não dá pra pescar libera o surfe ou então na época da tainha que a prefeitura libere uma verba para quem não pode excercer seu ofício quando as ondas rolam e os pescadores ficam se encachaçando e sem colocar canoa ou rede no mar!
Paulo

Glauco Furghestti Farias disse...

Da-lhe Maurio!!!
Essa proibição do surf na época da tainha é uma palhaçada! Respeito os pescadores, mas esse negócio que surfista assusta os peixes é lenda! Perdi as contas de quantas vezes eu estava dentro d'água e os cardumes atravessando as ondas que se formavam em nossa frente.
Balela, Lenda....
Abraços,
Glauco Furghestti