quinta-feira, maio 14

Boas notícias

Conversei hoje demoradamente pelo telefone com Frederico Leite, presidente da Fecasurf sobre os últimos acontecimentos envolvendo surfistas e pescadores. Ele comentou que havia visto a reportagem exibida na RBS-TV e que também havia ouvido meus comentários no boletim Nas Ondas da Pan, durante a semana, sobre os recentes incidentes.

Me disse que está mantendo contato com os membros da associação de pescadores do Estado, para que possa, o mais breve possível, acontecer um encontro entre as partes interessadas no embroglio.

Também conversei com João Amim, surfista, atual vereador da capital catarinense. João, que está em seu primeiro mandato, comentou que está viabilizando uma audiência pública na Câmara Municipal de Florianópolis para os próximos dias afim de tratar dessa pendenga entre pescadores e surfistas.

Com ambos comentei que já passou da hora de fazermos uma grande mobilização envolvendo o Ibama (orgão regulador), Capitania dos Portos e demais entidades e definir de vez as regras e torná-las claras para esse período da Pesca da Tainha (que por sinal começa amanhã, dia 15).

A idéia é criar uma portaria padrão que funcione para as praias da Ilha e também para as demais praias do litoral catarinense.

O sistema de bandeiras utilizado nos anos anteriores foi o que sem dúvida alguma se mostrou mais eficaz, principalmente nas praias de Imbituba numa parceria entre a associação local, embora no ano passado, a coisa tenha degringolado em algumas praias dos municípios de Garopaba, Floripa e Governador Celso Ramos, por total falta de sinalização e também da boa vontade e compreensão das partes.

Ficamos na expectativa de novidades para os próximos dias. Enquanto isso, só nos resta manter a calma e surfar nos poucos picos liberados. Surfistas e pescadores devem sim evidenciar a paixão incomum que têm pelo mar, pois ambos são dependentes dele, mesmo que de maneiras diferentes...

3 comentários:

Anônimo disse...

É isso ai, 60 dias esperando pela boa vontade dos pescadores não dá.

Anônimo disse...

AÇÃO PUBLICA CIVEL

OS SURFISTAS TEM QUE PASSAR UM ABAIXO ASSINADO E RECOLHER 100, 10000, 50000 ASSINATURAS, FUNDAMENTAR A CAUSA E ENTRAR COM UMA REPRESENTAÇÃO NO MINISTERIO PUBLICO E UMA AÇÃO CÍVEL NO FORUM PARA GARANTIR SEU DIREITO CONSTITUCIONAL DE IR E VIR NO MAR, JÁ QUE NÃO EXISTE LEI FEDERAL ALGUMA QUE OS IMPEÇA DE SURFAR NA EPOCA DA TAINHA E COMO LEI MUNICIPAL NÃO PODE SE SOBREPOR A LEI FEDERAL O DIREITO ESTA GARANTIDO E ESSA PROIBIÇÃO É ILICTA!

EU ACHO QUE NUM PRIMEIRO MOMENTO A COMUNIDADE DOS SURFISTAS DEVE ENTRAR DE SOLA NA JUSTIÇA E DEPOIS SIM PARTIR PARA UM TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTAS, ESTABELECENDO OS DIREITOS E DEVERES DE AMBAS AS PARTES E TAMBÉM MEDIDAS PECUNIÁRIAS NO CASO DE DESRESPEITO AO TAC. O SISTEMA DE BANDEIRAS É BOM, MAS COMO EM MUITOS CASOS ROLA UM CORPO MOLE DOS PESCADORES PARA PENDURAR AS BANDEIRAS O MELHOR SERIA ESTABELECER QUE A PARTIR DE 1 METRO DE ONDA ROLA O SURF PORQUE NESSAS CONDIÇÕES NÃO PASSA CANOA

Jorginhoi
RJ

Surf4ever disse...

Maurio, apesar de torcer para que o João consiga êxito na audiência, mesmo porque votei nele e boto fé que possa ajudar a encontrar mais consenso, sabemos que os ex-vereadores Xandi Fontes e André Freysleben já tentaram essa aproximação em anos anteriores, sem conseguir grandes mudanças.

Legal essas tua palavras de conclusão do post: "Surfistas e pescadores devem sim evidenciar a paixão incomum que têm pelo mar, pois ambos são dependentes dele, mesmo que de maneiras diferentes..."

Abraço,
Gustavo