quinta-feira, julho 6

Tela salgada...

Mais uma edição da Mostra Surfe Agosto foi confirmada. A Fundação Catarinense de Cultura, responsável pelo Cinema Nossa Senhora do Desterro, anexo ao Centro Integrado de Cultura – CIC, liberou as noites de quinta-feira. Quando recebi a notícia da confirmação por parte do Sr Gilberto Gerlach, fiquei satisfeito em saber do interesse da FCC em apoiar mais uma vez essa iniciativa.

O projeto que começou há seis anos de forma despretensiosa vem evoluindo. Nesta edição estão confirmadas as apresentações dos filmes: Na abertura no dia 3 o novo filme da Volcom Creepy Fingers. Letting Go da Quiksilver no dia 10, Passion Pop da Billabong no dia17, Intersession da HB no dia 24 e no dia 31, e fechando a Mostra Surfe Agostode 2006 com o lançamento nacional do filme Quintal de Casa, produzido pelo video maker carioca Rafael Mellin com a performance da equipe Hang Loose.

Durante esses anos não tenho do que reclamar do público que sempre lotou as duas sessões por noite. Em algumas oportunidades tivemos que realizar sessões extras de tanta gente do lado de fora. As apresentações são sempre uma grande festa, com sorteio de prêmios e distribuição de inúmeros brindes. Foram mais de 15 pranchas e 20 blocos, isso sem falar em dvds, cds, camisetas, bonés...

Que eu saiba não existe nada igual nesse estilo no Brasil. No ano passado foi realizado em São Paulo uma Mostra Internacional de vídeos e filmes de surfe – organizada pelo Romeu Andreatta, editor da revista Alma Surf. Eu não estive presente, mas li alguns artigos comentando o evento e também ouvi bons comentários de quem esteve por lá.

Iria ser alucinante se em cada Estado, anualmente, fosse realizado um evento dentro desse perfil. Imagina uma mostra dessas acontecendo no Rio Grande do Sul, Paraná, Sampa, Rio de Janeiro, Bahia...

Promocionalmente seria interessante também para as marcas envolvidas, já que os filmes são uma ótima ferramenta de marketing, ajudando no processo de formação da imagem da marca, isso sem falar no público que teria a oportunidade de conferir de perto toda a emoção do surfe na telona do cinema...

Após cinco edições ainda não consegui realizar sessões somente com produções locais. É um antigo sonho que eu acredito possa realizar em breve. Embora já tenha rolado curtas do videomaker Bruno Bez e o filme do Guga Arruda – acho ainda que é muito pouco.

Recentemente os amigos Edu Niguiri, Fabio Tortinha, o Mr. Torta e Dudu Schultz produziram o vídeo “Ciclone” com imagens impressionantes colhidas na praia da Joaquina no maior swell dos últimos anos que rolou em toda costa catarinense no início do mês de junho. Esse curta de aproximadamente 25 minutos de duração já está inscrito no Festival de Gramado participando na categoria documentário e é bem possível que aconteça uma sessão especial com a apresentação do Ciclone na nossa Mostra no CIC.

Mais informações no site www.s365.com.br

Nenhum comentário: