quinta-feira, agosto 20

Vai dar onda

As águas do Pacífico estão mais quentes. Assisti ontem uma reportagem no Weather Channel que indicava essa alteração nas águas no litoral peruano que estão 2ºC acima da temperatura normal. É o fenômeno El Ninõ que deverá influenciar o clima em todo o planeta nos próximos meses.

A tempestade “Guilhermo” que está próxima ao Havaí perdeu força. Formada no Oceano Pacífico na última quinta-feira dia 13 chegou a ser considerada furação. No mar do Caribe, aí sim, o Furacão “Bill” se movimenta com ventos acima dos 200 km/h, considerado de categoria 3 na escala de furações (178 Km/h à 210km/h) e pode atingir as Bermudas até o fim de semana.

O mar agitado vai proporcionar nos próximos dias condições de surfe na Republica Dominicana, Ilhas Virgens, Bahamas e também em toda costa norte americana com previsão de ondas acima dos 20 pés com período de 16 segundos.

Aqui pras nossas bandas, hoje 20 de agosto, ocorre mais uma mudança de lua. Reza a lenda que a primeira Lua Nova do mês de agosto dita como vai ficar o tempo nas próximas sete luas.

A Lua Nova é o início de um novo ciclo lunar. No calendário Tibetano a Lua Nova marca o começo de um novo mês, portanto se a lenda se confirmar, vamos acompanhar uma sequência de dias chuvosos, já que a lua muda associada a um sistema de baixa pressão localizado no Rio Grande do Sul em deslocamento pelo litoral catarinense e mantém a condição de tempo instável e mar agitado nas regiões sul e sudeste do País.

Se vai dar sol, se vai chover acima da média nos próximos dias eu realmente não sei. Agora basta dar uma olhada com mais atenção na previsão das ondas para notar que o mar vai estar daquele jeito com a ondulação de sudeste em transição pra leste dando as cartas no fim de semana e no início da próxima. Então, é só passar a parafina e não esqueça de ligar para os amigos...

2 comentários:

Surf4ever disse...

TÓOOOOCA!!!
Descendo a 101 amanhã, então!
Essa previsão detalhada tá forte! Pacífico, atlântico, onda aqui, furacão acolá, lua, etc! Altos texto informativo, valeu mesmo, Maurio. E tomara que o El Ninõ dê uma força positiva lá no Furacão do Estreito também!
Falou, abraço,
Gustavo

Unknown disse...

Ae Máurio... basta vc lembrar do ano de 1997/1998, foi um período de El Niño com intensidade forte e rolou altas ondas.
Atualmente modelos indicam que este ano teremos El Niño forte... então se preparem...muita chuva e altas ondas!!!
abraço!