sexta-feira, fevereiro 29

Tudo ao mesmo tempo, agora.

Fevereiro está indo embora e com um dia a mais, notou? Hoje é 29 de fevereiro. Ano bissexto*.

Mês da gandaia nacional, do carnaval, da saída de Fidel (já foi tarde), da libertação de Kosovo, do encontro do rei (Pelé) e do ladrão (Ricardo Teixeira), do Fla campeão, e do Lula na Antártida. Porque não ficou por lá? Afinal não é ele que se amarra numa gelada?

O mês passou voando. Teve Noronha, o Dream Tour já começou e os regionais estão a todo vapor.

Pelas minhas anotações foram quinze dias de sol, sete, com o céu encoberto por nuvens e os outros sete de chuva pelo litoral catarinense. Aliás, os últimos cinco dias em condição de lestada.

Fevereiro foi também, a exemplo de janeiro, mais um mês de muito vento por essas bandas. Tivemos poucos dias de ondas verdadeiramente boas. Desde segunda-feira o mar oscila entre 1,0m a 1,5m nas séries, mexidas pelo le-nordeste, nesse momento soprando à 50km por hora. É aquela história: tem onda mas não têm!

Alohapaziada também é cultura e informação:

Ano Bissexto – A Terra demora 365 dias, cinco horas, 48 minutos e 45,97 para dar uma volta inteira em torno do sol – completando o “movimento de translação”. A cada quatro anos, essa diferença acumulada soma 24 horas. O ano que ganha um dia a mais é chamado de bissexto, termo que vem do latim, “bissextus” e significa duas vezes “sexto”, referência ao número 366, no qual o número seis se repete.

Nenhum comentário: