quarta-feira, fevereiro 27

Marc Ferréz?

Como eu gostaria de ter o dom da escrita...
Em muitas oportunidades, idéias não me faltam, o problema e colocá-las em ordem. Acho que deve ser assim com muita gente...

Acabo de ler uma matéria na revista Veja dessa semana. “Um tesouro em família”. Ela fala de Marc Ferréz (1843-1923). Desculpem pela minha total ignorância, mas não o conhecia. Ele, agora sei, foi um dos primeiros fotógrafos no País.

Seus filhos e netos também fotógrafos registraram cenas e as transformações de um cotidiano e de paisagens urbanas de um Brasil que logicamente não existe mais, entre os anos de 1910 e 1936.

O acervo, cerca de 8 mil fotografias, em ótimo estado de conservação, foi doado ao Arquivo Nacional e desse material, 396 imagens estão em exposição desde ontem, dia 26, no Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro e em breve irá para São Paulo.

Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras...

E é a mais pura verdade. Uma das três fotos que ilustram a matéria na Veja é datada de 1933 – um panorama da praia de São Conrado no Rio de Janeiro - a praia ainda deserta, praticamente virgem, sem prédios, sem uma casa na beira do mar que descansa sereno. Na areia também não há pegadas. A foto em P&B é simplesmente maravilhosa! Ah!como eu queria dizer algo sobre ela...

Procurei e até encontrei algumas outras fotos como essa acima (Praia de Ipanema - Arpoador), e também novas e preciosas informações sobre os Ferréz no Google. Porém, para minha tristeza, não consegui encontrar a foto que ilustrou em página dupla a matéria da Veja desse mês que traz na capa o ex-presidente cubano Fidel.

Nenhum comentário: