sábado, outubro 30

Mudanças?

Olá para Todos!

Há um tempo atrás analisando a pontuação do Men’s World Ranking (Ranking Unificado), quando a maioria dos surfistas já tinham oito resultados na soma, vinha percebendo que o novo formato do circuito mundial tinha dificultado muito a entrada de novos integrantes. Mas ainda tinham muitos eventos importantes: perna européia, brasileira e Cold Water Series. Segunda feira, dia 25 de outubro, após o fim do Prime em Steamer Lane, e do 6 estrelas em Portugal, fui ver as notícias na mídia especializada sobre os resultados dos dois eventos e como o Ranking Unificado ficaria após esses importantes eventos. Para minha surpresa e indignação, verifiquei que hoje só apenas dois novos surfistas no mundo inteiro conseguiriam entrar na elite do circuito mundial em 2011, Heitor Alves (foto) e Wiggolly Dantas. Todos os outros oito surfistas que “subiriam” sete já são integrantes da elite, e um, Josh Kerr, fez parte em 2010, antes do corte do meio do ano. Ontem, meio que revoltado com essa situação, enviei um e-mail para os meus amigos do surf abrindo os olhos de todos sobre o esquema que a ASP montou. Só que isso era apenas um desabafo. Concretamente não surtiria efeito nenhum. Então decidi enviar uma carta para a ASP. Procurei ser mais polido, tentando não colocar tanta emoção no texto. Abaixo coloco a carta que enviei para o Renato Hickel da ASP, depois dela voltarei a analisar a atual situação do circuito mundial.

Olá Hickel!

Aqui é o Zezão, de Itacoatiara. Há um tempo atrás enviei um e-mail para você em relação ao site da ASP. A internet aproximou as pessoas em todo o mundo e prefiro enviar esta carta para você, pela facilidade de poder me expressar em português. Não veja essa minha crítica como uma crítica generalizada a ASP. Acompanho o circuito mundial desde a década de 80, e vejo nitidamente a enorme evolução que o esporte, que tanto gostamos, atingiu com esse trabalho realizado pela ASP ao longo dessas décadas. Poderia falar sobre o julgamento subjetivo, que na minha opinião está tendencioso, mas esta não é a questão do momento, e sim a quantidade de surfistas de fora de elite em 2010, que conseguirão entrar em 2011.

Analisando o ranking unificado da ASP, que definirá os integrantes da elite em 2011, detectei uma coisa muito grave, ao invés de 10, talvez só 1 surfista consiga entrar na elite no ano que vem. Olhando os 32 nomes que comporão a elite em 2011, através do Ranking Unificado, só Heitor Alves e Wiggolly Dantas, que não pertencem ao WT de 2010 estão entre esses 32 primeiros colocados. Todos os outros, ou ainda estão no WT ou fizeram parte em 2010 antes do corte do meio do ano.

Terceiro lugar no World Stars 6 estrelas leva 1688 pontos, enquanto que 13o (penúltimo colocado) no WT leva 1750. Ou você ganha um monte de eventos, ou então nunca entrará na elite. Só faltam 3 eventos Prime: Ilhas Canárias, Haleiwa e Sunset; e um 5 estrelas, que é irrelevante mesmo. Considerando que os tops também podem correr e abocanhar os pontos do WQS, como o próprio Matt Wilkinson no Prime de Steamer Lane, pelo jeito só um único surfista em todo o mundo vai conseguir quebrar a barreira imposta pela a ASP, pelo menos é um brasileiro, Heitor Alves. A ASP vai precisar se explicar. Antes de começar o ano de 2010 a ASP anunciou que não sabia exatamente como funcionaria o sistema de ranking único. Deu no que deu.

A minha sugestão para os dirigentes da ASP é a seguinte: Reconhecer o erro que cometeram na pontuação é o primeiro passo! Errar todo mundo erra, mas reconhecer o erro e procurar corrigir é para poucos. Depois, rebaixem todos do 23o até o 32o do WT.

Caso Joel Parkinson fique neste grupo, ele merece o wild card de contundidos, pois se acidentou trabalhando. Depois acabe com essa pontuação onde os últimos colocados do WT, 25o e 13o ganhem pontos maiores do que um semifinalista do WQS 6 estrelas. Quem não passa do round 3 merece ser rebaixado. Só quem chega ao round 5 e termina em 9o é que merece uma pontuação digna. E escolha os 10 surfistas que subirão em 2011 somando a pontuação exclusiva do WQS, tanto World Star quanto Prime.

Depois de reconhecer o erro e corrigir, reformulem a pontuação das três divisões: World Title Race, Prime, e World Stars, para que essa perpetuação de quem já está lá acabe. Apenas um novo surfista em 2011 vai ser desmoralizante para a ASP.

Estou até torcendo para o décimo título do careca (SlaTen), mas espero que isso não sirva para abafar esse erro grave, da não inserção de novos nomes na elite em 2011. Acredito que ainda há tempo para a ASP se pronunciar e fazer alguma coisa. Senão o trabalho que o Perdigão fez aqui na América do Sul, em aumentar a quantidade de eventos não vai dar em nada.

Zezão.
Texto na integra do leitor Zezão, encaminhado ao blogue, num momento importante e fundamental de mudanças no Tour da ASP.

Um comentário:

Daniel disse...

Revoltante. Ainda mais com os argumentos que eles usaram para as mudanças. Reduziriam o número de participantes para "diminuir" o tempo necessário para terminar o evento, possibilitando a realização de todo o evento com um único swell. Aí eles pegam e criam dois novos rounds. Vai entender. Outro argumento usado era que a mudança "facilitaria" a entrada de novos talentos no tour a cada 6 meses. Pura balela. Agora ficou claro que eles estão é fechando ainda mais a panelinha. Esses caras estão pior que políticos. Prometem uma coisa e fazem justamente o contrário.