sexta-feira, fevereiro 27

Surfe em março no CIC...

Acabo de receber sinal verde das marcas Quiksilver e Rusty para promover no cinema do CIC, nos próximos dias 18 e 19 de março, o lançamento dos filmes "Just Add Water" e "Changes". Serão duas noites, com sessões às 20h15 e 21h30, com aquele tradicional sorteio de prêmios. É o J'Bay Surférias de verão que se estende só mais um pouquinho, mesmo após a volta às aulas... Nos próximos dias outras informações.

+ uma na grande rede.

A parente "cabeça chata" da Blackwater. Clique aqui, cabra da peste...

quinta-feira, fevereiro 19

O Farol e o Carnaval.

Como já dizia o Neguinho da Beija-Flor: "Olha o Farol aí, gente!" Farol de Santa Marta, paixão de outros carnavais...

Dia 27 está logo aí.

Aproveite que é de graça. E a viagem está só começando...

Se é pra cornetear, então, vamos nessa: E o dia 27 está logo aí. Chega depois do carnaval, (será que tem gente que ainda caí de boca nas noites de folia e curte ouvir aquelas marchinhas: ei você aí, me dá um dinheiro aí. Ou aquela, quanto riso oh, tanta alegria...), todas as atenções do mundo do surfe estarão voltadas para a etapa de abertura lá na Gold.

Eles, leia-se, dirigentes da ASP, pretendem, começar a temporada com novidades e incendiando de vez o Tour, certo? Portanto minha 1ª constatação: O careca não leva essa etapa nem amarrado. Podem descartá-lo. Fica em 9º num resultado controverso. Slater vai sentir ainda mais o gosto salgado da água e saberá que não será nada fácil a conquista do seu décimo título. Se em 2008 os ventos sopraram favoráveis, 2009 será de tormentas contrárias.

2 - Mick é um bom nome para se apostar. Mas eu não gastaria minhas poucas fichas nele, embora velocidade e fluidez sejam ingredientes básicos nas direitas de Snapper. O cara de Coolangatta que conhece o pico como poucos se estiver concentrado será osso duro no quintal de casa. Mas, também não leva. Simplemente porque seu surfe mesmo sendo vanguarda deixou de ser novidade...

3 - Taj e Joel têm boas chances, mas não são "tão" queridinhos assim. Taj continua inconstante e mais uma vez deverá alterar boas e más atuações como sempre acontece (pode até chegar numa semi), e Parko, pra variar, não irá se encontrar - como sempre - num dos confrontos das quartas.

4 – Mesmo contra muitos, e para espanto total da nação, jogo minhas fichas no garoto (?) – já deixou de ser faz tempo - enxaqueca. Entre os brasileiros, Jihad será o que chegará mais próximo do prêmio maior, mas perde numa das semis. Matinhos é logo ali.

5 - Mineiro também será um dos destaques, mas para tristeza geral fica no caminho por pequenos detalhes e alguns décimos.

6 - No batalhão dos "goofies", todos sem exceção vão caindo, inclusive Heitor e Martinez, Patacchia, o rápido Buchan e o leve Otton.

7 – Jeremy Flores pode surpreender, assim como Drew, Kerr e o Jordy. Prenúncio de fumaça no ar. E lembre-se, onde há fumaça há fogo.

8 - Para o nosso querido portuga Tiago Pires também não será dessa vez. E lá vão nossos amigos lusitanos ao bom ondas chorar as pitangas. Já Bede começa a perder o "encanto" logo na primeira etapa e também dá adeus num dia de ondas fracas.

9 - Entre os novatos, Maca, Lipke, Barca, Bourez, Nic, Kling, Kekoa, poucas surpresas. Apenas 17ºs e 33ºs...

10 – Lembra de uma das primeiras frases no texto: Eles querem novidades e incendiar o Tour? Pois Dane Reynolds, o queridinho da América das revistas e da molecada, é um nome certo no pódio do campeonato de seu patrocinador. Anote aí. O outro, será Dean Morrison.

Dane X Dean estarão na grande final. Pode apostar.

Tá feito o meu post antecipado do Quik 2009. Agora é só esperar o dia 27 chegar.

E aí Maine, será que vale encarar mais uma?

sexta-feira, fevereiro 13

Príncipe da decadência.

Na minha ida noite dessas ao lançamento do livro do Fred D’Orey na livraria Saraiva Mega Store, conferi, quer dizer, dei uma folheada no livro “Spreckels surfing’s divine prince of decadence” e como o meu inglês é muito meia-boca, na verdade dei uma passada de olhos rapidamente, mas ainda quero comprá-lo apesar do preço módico de 169,00 reais.

O livro foi lançado no ano passado e conta a história de um cara pra lá de excêntrico e que viveu a frente do seu tempo no mais puro estilo drogas, surfe & rock and roll. O filme Bunker 77 (clique pra ver o trailer) está para ser lançado muito em breve.

Mas o que eu queria dizer é que pouca gente ouviu falar dessa figuraça que encarnou o espírito de excessos dos anos 70. Milionário aos 21 anos, ele surfou e se drogou em doses cavalares até morrer aos 27 anos. Sua memória é resgatada nesse livro da Taschen com inúmeras fotos do mundialmente consagrado Art Brewer.

Na última edição da revista Trip, uma reportagem especial com o tal do Bunker Spreckels. Nascido em 49, aprendeu desde cedo a pegar ondas quando morava no Havaí. Por seu avô ter apoiado o último monarca havaiano, rei David Kalakaua, pôde aprender os segredos da cultura local vetado aos estrangeiros comuns, entre eles o surfe, o esporte dos reis, já que os velhos Kahunas o proclamaram como a reencarnação de um príncipe local.

Adolescente, voltou ao continente, onde desenvolveu o seu surfe nas ondas da Califórnia. Aos 18, deu as costas à família e foi morar no isolado North Shore dos anos 60.

Mas o surfista nômade e sem dinheiro no bolso tornou-se herdeiro aos 21 anos e a simplicidade deu lugar a um milionário excêntrico, sempre disposto a pôr limites à prova e a se mostrar ao público bem antes da febre dos realitys shows.

Bunker contratou equipe de fotógrafos e cinegrafistas para registrar os seus passos para o documentário “The Player”, alter ego que acabou tomando conta de seu criador. No meio da edição acabou morrendo, oficialmente de “causas naturais”, versão difícil de acreditar.

Na revista Trip nº 172 você confere trechos de uma entrevista dada por Bunker em 1977 um mês antes da sua morte.

Uma de suas frases emblemáticas: ..."É satisfatório ter a reputação de pessoa mais decadente do surfe, porque eu a construí sozinho, sem a ajuda de marqueteiros e fabricantes"...

Mas bah, tchê...

O Surf & Music Festival, campeonato for fun de surfe, em sua 6ª edição nesse fim de semana em Atlântida-RS dá destaque aos carrinhos.

É isso mesmo, o campeonato que reúne surfe e música dá espaço também pro skate. A marca Hurley montou uma mini ramp na beira da praia onde estarão se apresentando os profissionais Rodolfo Ramos e Wagner Ramos.

No mar, disputas no surfe amador e na areia, uma superestrutura com muito som e descontração, com a apresentação de Dj's e outras atrações. É a combinação perfeita para transformar a plataforma de Atlântida no pico mais alucinante desse verão. Garota eu vou pra A-tlân-ti-da!

Problemas na Guarda.

A possível poluição ambiental e a especulação imobiliária numa área entre a praia da Guarda do Embaú e a praia da Gamboa, região de dunas e areias brancas entre o rio e o mar, preocupam. Enquanto o governador Luis Henrique da Silveira (PMDB) e sua comitiva estão em Dubai aprendendo como se transforma “deserto” em “área verde”, aqui no Estado de Santa Catarina a política parece ser bem diferente.

É mais ou menos isso que poderá acontecer no Rio da Madre, também conhecido como Rio da Guarda, assim como na própria Vila da Guarda do Embaú, que já sofre com a má administração municipal, além de outras regiões da Baixada do Maciambu, que poderão sofrer sérios danos ambientais e especulação imobiliária exagerada se o Projeto de Lei n. 0347.3/08, de origem governamental, que “reavalia e define os limites do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro” e institui o “Mosaico de Unidades de Conservação da Serra do Tabuleiro e Terras do Maciambu” for realmente votado e aprovado no próximo dia 4 DE MARÇO DE 2009 (quarta-feira), como quer o governo. As associações reivindicam que participem da mesa de negociações o Ministério Público, que inclusive já apontou falhas no PL; a Fatma, órgão do próprio governo que ficou a margem do processo para criação do PL e o próprio Fórum Parlamentar da Alesc.

Outro dado interessante, é que depois de 33 anos à espera de uma solução, o projeto, diga-se de passagem, altamente complexo com mais de 800 páginas e mapas, foi mandado para a Assembléia em regime de urgência em novembro de 2008, e só não foi votado ainda, porque a Comissão de Turismo e Meio Ambiente, comandada pelo deputado Décio Góes (PT), e que ainda não deu seu parecer, não participou, no ano passado, como queria o governo, da votação em conjunto com as outras comissões, que já aprovaram o projeto de Lei.

Manifestação

Como forma de sensibilizar os parlamentares, as lideranças, juntamente com surfistas e membros das comunidades dos balneários da Guarda do Embaú, Pinheira, praia da Gamboa e adjacências fizeram uma manifestação pacífica, com faixas e cartazes durante a sessão plenária buscando apoio. Na oportunidade, também entregaram uma abaixo-assinado contendo mais de 750 assinaturas.

Resumo da ópera

O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro (Pest) - reserva da biosfera mundial -, sob gestão da Fundação de Tecnologia e Meio Ambiente (Fatma), foi criado em 1975, mas, no entanto, nunca foi implantado realmente, sendo que cerca de apenas 10% dos donos de terras foram indenizados.

A população da Baixada do Maciambu, que engloba as praias do Sul de Palhoça, parte de Paulo Lopes e parte de Garopaba (cujos prefeitos apoiaram o projeto) é uma das que mais está sofrendo sem a fiscalização efetiva e com a falta da demarcação dos limites do parque (os invasores alegam não saber onde fica o limite do Pest). Assim, diante de tanta omissão do poder público, surgiu um denominado “movimento da recategorização”, que se não foi o ideal, serviu para alertar as autoridades da verdadeira situação da Baixada do Maciambu.

A partir deste movimento foi instalado o Fórum Parlamentar na Assembléia Legislativa que instituiu um Grupo de Trabalho onde participavam todas as partes, inclusive líderes da recategorização.

Quando tudo se encaminhava para uma solução pacífica, técnica e, principalmente, com o acompanhamento do Ministério Público, eis que o governo envia para a Assembleia Legislativa, em regime de urgência, o projeto de Lei n. 0347.3/08, que reavalia e define os limites do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e institui o “Mosaico de Unidades de Conservação da Serra do Tabuleiro e Terras do Maciambu”, que, como já foi abordado anteriormente, peca em detalhes e que, se aprovado como está, poderá afetar negativamente o ecossistema, trazendo prejuízos irrecuperáveis à nossa e às futuras gerações.

Diante da situação, para aqueles que são amantes do surfe, da natureza, das questões que envolvem as futuras gerações, seria interessante que enviassem e-mails para os deputados catarinenses, tentando sensibilizá-los para que abram as discussões novamente.


Marcos Aurélio Gungel (Kito)
Associação de Surfe e Preservação da Guarda do Embaú (ASPG)
Blog que reúne assinaturas para o abaixo assinado

Madera de dá em doido...

Tens compromisso prá esse sábadão? Banda Damadera sobe ao palco para show na Lagoa da Conceição. Vale conferir.

quarta-feira, fevereiro 11

segunda-feira, fevereiro 9

O homem da arte.

“...Depois de tomarem uma garrafa da cachaça "Pau Dentro" e fecharem alguns negócios, surgiu a idéia de celebrar os dez anos de evento na ilha com a arte do folclórico J. Borges, que aceitou de bate-pronto o convite e sugeriu comemorarem a parceria saboreando carne de cabrito em um restaurante na beira da estrada. "Enquanto esperávamos a refeição, peguei um guardanapo e desenhei uns garranchos com elementos de Noronha para ele ver. Ele usou a fértil imaginação para retratar o cenário, pois não tinha nenhuma referência do local", explica Alfio. A partir daí, J. Borges deu asas à imaginação e criou a imagem que originou o cartaz, palanque, toda comunicação visual e troféus do Hang Loose Pro Contest 2009...”

Para conhecer a história do homem por trás da arte, clica e vai.

domingo, fevereiro 8

É segunda.



Pra instigar a alma já nessa segunda-feira. A trilha é boa, aperta o play. Agora basta fechar os olhos e se imaginar nas longas direitas do Campeche (sem aquele crowd chato), nas esquerdas da Guarda, ou mesmo no seu pico preferido. E só deixar a imaginação tomar conta...

Momentos do Surférias.






Momentos dos dois dias de apresentação de filmes de surfe durante a edição verão do J'Bay Surférias no Cinema do CIC, que realiza uma "Sessão Extra" nessa terça-feira, dia 10 de fevereiro, com a reapresentação dos aclamados "Waterman" e "Second Toughts". Ainda nessa semana você confere as fotos do evento aqui.

sexta-feira, fevereiro 6

WCT em Noronha em 2010?

Extra, extra, extra!!!
Essa informação deve ser confirmada nos próximas horas. Os "sites especializados" devem dar essa notícia daqui há alguns dias como "furo de reportagem" ou então em "primeira mão" (sic)! Já está em andamento as negociações para a transferência da etapa brasileira do WCT de 2010 para as ondas tubulares de Fernando de Noronha. Tudo depende da confirmação por parte do governo do Estado de Pernambuco que terá que viabilizar comercialmente o evento. É bem possível que a etapa do WCT que será disputada em julho desse ano em Imbituba seja a última no Sul do País. Que tal o Brasil abrir a temporada do surfe mundial em 2010? Será que os australianos irão gostar dessa mudança? Vamos aguardar o desenrolar dos fatos. Já dizia o bom e velho Jorge Benjor: "...prudência e dinheiro no bolso, canja de galinha não faz mal a ninguém..."

quinta-feira, fevereiro 5

"Sessão Extra" na terça-feira dia 10

Foram duas noites de muita diversão. Quem conseguiu adquirir o seu passaporte de forma antecipada com certeza curtiu duas noitadas de filmes irados na tela do CIC. Em função da grande procura por ingressos e com as dependências do CIC completamente lotada, a Fundação Catarinense de Cultura liberou mais uma noite para uma "SESSÃO EXTRA". Portanto você que não conseguiu assistir aos filmes do "J'Bay Surférias Verão 2009" poderá conferir os dois filmes mais comentados dessa edição na próxima terça-feira, dia 10 de fevereiro.

Serão reapresentados a partir das 20h30 os filmes: "Waterman" e "Second Toughts". Somente 200 ingressos estarão disponíveis. A partir dessa segunda-feira, 10h00 na rede de lojas J'Bay do Calçadão da Felipe Schimdt no centro de Floripa. Estarei atualizando (cobertura com fotos) o s365 no final de semana. Outras informações no J'Bay Surfone (48) 8401 0365 ou no Boletim Nas Ondas da Pan.

terça-feira, fevereiro 3

Na praia.

Enquanto isso na praia do tio Júlio, onde o bicho pega e não alivia. Eu acredito que eles não tinham nada de mais importante pra fazer... Uma dedução: acho que os "apitos" estão fora de moda lá pras bandas da Vieira Souto.

Kellinho na ESPN.

Como anda caído o Zona de Impacto, heim?
Alguém tem visto aquilo ultimamente? Ontem eu vi (só um pouco) e deu vontade de chorar. Tudo bem, fazer o que, né?

Nós também não merecemos muito mais que isso...

Mas o que eu quero dizer, sem me estender, é que a ESPN vai botar o nosso amigo Kelly Slater, o nove vezes, na tela nessa noite de quarta-feira, às 22h30. O programa Surfe 2009 apresenta uma entrevista especial com imagens das suas vitórias no Tour. Ele também fala da expectativa pro Eddie Aikau.

Deixe o “careca” entrar na sua casa nessa noite...

Totalmente free.

Eles estiveram recentemente por aqui com shows em diversas capitais. Não sei se agradaram. Na oportunidade não li nada a respeito, sequer uma crítica. Também não sei se depois de tantos anos eles ainda continuam com a mesma pegada.

O certo é que uma das bandas mais veneradas da cena underground dos anos 80, completou 30 anos e comemora com um novo cd viabilizado pela marca Hurley e que você pode baixá-lo na faixa, sem nenhum custo.

Clique aqui e confira o líder do TSOL explicando a união com a Hurley.
E aqui você entra no site. Para baixar o cd é só ir no link music. Eu falei music.

Vai "de-gra-ça-do" e depois tu voltas aqui pra dizer se eles continuam muito barulhentos. Estica e dá-lhe!

segunda-feira, fevereiro 2

É nessa semana.

Confirmado para essa quarta e quinta-feira, dias 4 e 5 de fevereiro no Cinema do CIC, apresentação de quatro novos filmes de surfe. Sucesso nas edições do FestivAlma Surfe realizado em Sampa os filmes “Waterman”, “Between The Line”, “Sliding Libéria” e “Second Toughts” serão apresentados no verão de Floripa.

J’Bay Surférias Verão 2009 – Programação:

Dia 4 – Quarta-feira
20h30
- Waterman
- Between The Lines

Dia 5 – Quinta-feira
20h30
- Sliding Libéria
- Second Toughts

Serão apresentados dois filmes por noite. Entre um filme e outro, sorteio de pranchas Epoxy System do shaper Mário Firminio, Roupas de borracha Thermoskin, Blocos Teccel e acessórios da Bully’s.

Ingresso para uma noite: R$ 10,00
Passaporte para as duas noites; R$ 15,00

No hall de entrada do CIC, exposição de quadros (acrílico sobre tela no tamanho de 50x70 cm) do artista Michel Martins – exposição “Surf até o osso”.

Vale lembrar que uma parte do valor arrecadado será destinado para dois surfistas de Itajaí (litoral norte de Santa Catarina) que perderam tudo nas enchentes de fim de ano no Médio Vale.

Tá dado o toque...

Algo novo no ar...

Conheci o som da banda há alguns meses atrás aqui, dica do Pedro Adão em "pequenos prazeres". Depois, encontrei várias matérias com eles nas principais publicações e sites. Na última edição da Revista Bravo uma bela crítica sobre o primeiro cd e na última edição da Revista Trip uma entrevista com Rodrigo Amarante nas páginas negras.

A história é mais ou menos assim:

Um ano e meio depois do repouso dos Los Hermanos, Rodrigo resolveu arrumar as malas e se jogar para a Califórnia. Lá, fez uma fértil parceria com Fabrizio Moretti, também brasileiro, baterista dos Strokes. Moretti, que de bobo não tem nada, escalou sua namorada, uma loirinha, Binki Shapiro para também fazer parte da Banda Little Joy que está no Brasil com shows e recebendo por parte da crítica generosos espaços.

Aperta o play aí...